Humorista Ary Toledo é internado em estado grave em hospital de São Paulo

Depois de pneumonia, ator chegou a perder 25 quilos em menos de um mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O humorista Ary Toledo, 81, está internado no hospital Sírio-Libanês desde o último dia 28 por conta de uma pneumonia. O ator já teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entretanto, depois de uma melhora significativa.

Depois da entrada no hospital, segundo a assessora pessoal do artista, ele caiu em depressão, mas já recebe tratamento clínico e terapêutico também para este quadro. Em decorrência disso, Toledo chegou a perder 25 quilos em menos de um mês e ainda não consegue se alimentar bem. 

Colegas próximos, como Carlos Alberto da Nóbrega, Raul Gil e Roberta Miranda, foram visitá-lo nos últimos dias, para prestar apoio.​

Nascido numa pequena cidade do interior de São Paulo, em 1937, e criado em Ourinhos, no mesmo estado, Ary Toledo iniciou a carreira como ator só aos 22 anos, no Teatro de Arena. Foi casado com a também atriz e diretora Marly Marley por 45 anos, até o dia de sua morte, em 10 de janeiro de 2014.

Foi numa peça de Augusto Boal, chamada “Revolução na América do Sul”, que Toledo fez uma de suas primeiras e mais importantes aparições como ator. 

Conhecido pelas piadas escrachadas e o humor politicamente incorreto, Toledo participou de grandes montagens teatrais, como “Pobre Menina Rica” (1962). Sob a direção de Aloysio de Oliveira, atou ao lado de nomes como Nara Leão e Vinicius de Moraes, também autor da peça ao lado de Carlos Lyra.

Participante de programas de intérpretes na televisão, o humorista também ensaiou uma carreira musical e, mais tarde, gravou uma série de discos com canções cômicas. Sua primeira gravação em estúdio ocorreu em 1965, com “Tiradentes”.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.