Descrição de chapéu
Cinema

Casey Affleck expia sua culpa em trama que acena às mulheres sem incorrer na pieguice

Com Elisabeth Moss, filme narra traz mundo em que misteriosa praga praticamente dizima a população feminina mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neusa Barbosa

A Luz no Fim do Mundo

  • Classificação 14 anos
  • Elenco Anna Pniowsky, Casey Affleck e Elisabeth Moss
  • Produção EUA, 2019
  • Direção Casey Affleck

Assídua frequentadora de distopias, como a série “The Handmaid’s Tale”, a atriz Elisabeth Moss dá uma força ao colega Casey Affleck atuando num pequeno papel em “A Luz no Fim do Mundo”, que o ator protagoniza e dirige, a partir de um roteiro também de sua autoria.

Impossível pelo menos não cogitar uma espécie de auto-expiação para Affleck ao ter escrito a história, ambientada num futuro sombrio, em que se reserva o papel de Caleb, um pai obcecado pela defesa de sua filha pré-adolescente, Rag (Anna Pniowsky) —que é uma das únicas sobreviventes de uma misteriosa praga que praticamente dizimou a população feminina mundial, inclusive sua mãe (Moss, que aparece em pequenos e marcantes flashbacks).

Aqui, Affleck parece em busca de uma imagem pessoal e profissional madura, deixando definitivamente para trás os vestígios das acusações de assédio de duas mulheres em 2010, que foram resolvidas mediante um acordo judicial.

Na história, o pai corta o cabelo da filha bem rente, disfarçando-a como um menino para protegê-la da cobiça dos outros homens.

Os dois vivem longe das cidades, no meio da floresta. A passagem eventual de algum estranho acende o alarme e eles vivem se mudando.

Ator premiado com o Oscar em 2017 no drama “Manchester à Beira-Mar”, Affleck escreve para si mesmo um papel sob medida para seu talento sutil, compondo mais um personagem atormentado por emoções reprimidas e profundamente ético.

O contexto apocalíptico e a situação de isolamento forçado dos protagonistas remetem a dramas como “A Estrada” (2009), de John Hillcoat, e “Sem Rastros” (2018), de Debra Granik, igualmente centrados em figuras paternas.

Se não é, portanto, totalmente original, a trama de “A Luz no Fim do Mundo” é realizada com bom ritmo, contando com a parceria do diretor de fotografia Adam Arkapaw na composição dos ambientes sombrios e do compositor Daniel Hart na elaboração de uma trilha angustiante e nada sentimental.

A ausência de pieguice é outro ponto forte numa história de alta tensão emocional, que se apoia no entrosamento entre Affleck e a menina Anna Pniowsky, do elenco da série “PEN15”, que faz aqui seu primeiro papel de expressão no cinema.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.