Descrição de chapéu
Escuta Aqui

Podcast 'Science Vs' fala de formigas canibais a imigração ilegal

A conversa com pesquisadores é feita em linguagem acessível e é permeada com as piadas (ruins) da apresentadora

Science Vs

  • Onde Disponível em Google Podcasts, Spotify, Apple Podcasts e Deezer

Existem temas óbvios para um podcast sobre ciência, como a descoberta de formigas que construíram sua casa em um abrigo nuclear abandonado na Polônia e se alimentam das colegas mortas para sobreviver.

Mas o que faz o "Science Vs" ser um dos melhores podcasts de ciência da atualidade é a capacidade de discutir temas espinhosos com base em dados e com o apoio de pesquisadores que se debruçam sobre os assuntos hoje, enquanto os fatos se desenrolam. 

Podcast 'Science Vs'
Podcast 'Science Vs' - Divulgação

O podcast nasceu na Austrália, nas mãos da jornalista especializada em ciência Wendy Zukerman. Em 2016, foi comprado pela Gimlet Media, empresa americana de podcasts, e a atração passou a ser produzida nos Estados Unidos.

A premissa do programa para tratar de qualquer tema é confrontar declarações e perguntas com fatos e pesquisa científica. É assim que temas como o sistema de saúde americano ou a letalidade policial são alvo de uma discussão vários níveis acima do que se vê até em outras plataformas.

Em 2017, foi publicado um episódio sobre imigração, no calor das políticas anti-imigração do presidente americano Donald Trump. “Neste programa, vamos nos distanciar das fronteiras para entrar nos fatos. Porque quando o assunto são os imigrantes há muitas opiniões. Mas então aparece a ciência”, diz a apresentadora na introdução, fórmula repetida em outros episódios.

A partir daí, declarações comuns sobre imigrantes nos EUA —”os imigrantes estão roubando os empregos” ou “os imigrantes estão puxando os salários para baixo”— são investigadas.

A equipe do "Science Vs" vai até o estado do Alabama, onde uma lei aprovada em 2011 tornou crime dar emprego ou alugar uma casa para imigrantes ilegais. A estimativa é de que cerca de 15 mil estrangeiros tenham deixado o estado depois da aprovação da lei, diz a apresentadora.

Em conversas com produtores rurais e pesquisadores de universidades locais, Wendy consegue desconstruir essas declarações e mostrar um cenário mais racional da questão da imigração nos EUA. 

O episódio das formigas canibais, aliás, é um dos destaques da produção e um dos melhores exemplos sobre como a ciência é bem dissecada e ilustrada no áudio. Tem suspense, tem emoção e alimenta a curiosidade do ouvinte com informação científica de qualidade. 

A conversa com pesquisadores é feita em linguagem acessível e é permeada com as piadas (ruins) da apresentadora. Esse formato faz com que o podcast seja uma opção até para quem julga estar distante do mundo científico.

Faria bem ao programa um segundo apresentador. Wendy Zukerman é articulada o suficiente para conduzir o público, mas pode cansar quando há momentos muito longos de locução ou quando você quer fazer uma maratona, porque por mais improvável que possa parecer, o Science Vs faz você querer maratonar um podcast de ciência.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.