Descrição de chapéu Coronavírus

Itaú Cultural, IMS, MAM e MAC seguem Doria e fecham por causa do coronavírus

Medida prejudica uma série de aberturas importantes de artes plásticas na capital paulista

São Paulo

Diversos equipamentos culturais de São Paulo decidiram seguir, na manhã desta segunda (16), a orientação do governador João Doria (PSDB) de fechar museus e centros culturais independentes a partir desta terça (17).

O governador anunciou a medida, que visa conter a disseminação do coronavírus, numa entrevista à GloboNews no domingo (15).

Entre os equipamentos fechados, estão o Instituto Moreira Salles (IMS-SP), o Itaú Cultural, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o MAC-USP —a universidade anunciou que suspenderá as aulas nesta semana.

A Pinacoteca, equipamento estadual, abriu no fim de semana, mas também não funcionará a partir de agora. A Japan House suspenderá as atividades a partir desta terça-feira (17).

SÃO PAULO, SP, 03.10.2009: MUSEU-SP - Vista lateral do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no parque Ibirapuera na zona sul de São Paulo
SÃO PAULO, SP, 03.10.2009: MUSEU-SP - Vista lateral do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no parque Ibirapuera na zona sul de São Paulo - Jaime Oide/Folhapress

Na sexta (13), a prefeitura de São Paulo já tinha anunciado o fechamento de todos os espaços culturais municipais, caso do CCSP e do Theatro Municipal, por exemplo. Outras instituições, como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Centro Cultural Fiesp e o Farol Santander não abriram no fim de semana para evitar aglomerações.

Isso faz com que uma série de aberturas importantes de artes plásticas na cidade ​​seja prejudicada. Enquanto o IMS inauguraria nesta terça (17) uma exposição da fotógrafa chilena Paz Errázuriz, o MAM abriria no sábado (21) uma retrospectiva de Antonio Dias. Já o Masp​​ iniciaria neste fim de semana o seu ano dedicado à dança, com exposições de Hélio Oiticica e da coreógrafa americana Trisha Brown.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.