Descrição de chapéu Coronavírus

Itaú Cultural, IMS, MAM e MAC seguem Doria e fecham por causa do coronavírus

Medida prejudica uma série de aberturas importantes de artes plásticas na capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diversos equipamentos culturais de São Paulo decidiram seguir, na manhã desta segunda (16), a orientação do governador João Doria (PSDB) de fechar museus e centros culturais independentes a partir desta terça (17).

O governador anunciou a medida, que visa conter a disseminação do coronavírus, numa entrevista à GloboNews no domingo (15).

Entre os equipamentos fechados, estão o Instituto Moreira Salles (IMS-SP), o Itaú Cultural, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o MAC-USP —a universidade anunciou que suspenderá as aulas nesta semana.

A Pinacoteca, equipamento estadual, abriu no fim de semana, mas também não funcionará a partir de agora. A Japan House suspenderá as atividades a partir desta terça-feira (17).

SÃO PAULO, SP, 03.10.2009: MUSEU-SP - Vista lateral do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no parque Ibirapuera na zona sul de São Paulo
SÃO PAULO, SP, 03.10.2009: MUSEU-SP - Vista lateral do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no parque Ibirapuera na zona sul de São Paulo - Jaime Oide/Folhapress

Na sexta (13), a prefeitura de São Paulo já tinha anunciado o fechamento de todos os espaços culturais municipais, caso do CCSP e do Theatro Municipal, por exemplo. Outras instituições, como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Centro Cultural Fiesp e o Farol Santander não abriram no fim de semana para evitar aglomerações.

Isso faz com que uma série de aberturas importantes de artes plásticas na cidade ​​seja prejudicada. Enquanto o IMS inauguraria nesta terça (17) uma exposição da fotógrafa chilena Paz Errázuriz, o MAM abriria no sábado (21) uma retrospectiva de Antonio Dias. Já o Masp​​ iniciaria neste fim de semana o seu ano dedicado à dança, com exposições de Hélio Oiticica e da coreógrafa americana Trisha Brown.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.