Descrição de chapéu Livros Clube da Leitura Folha

'Kindred', de Octavia Butler, é o tema do Clube de Leitura Folha de novembro

História sobre mulher negra dos anos 1970 que viaja no tempo para os Estados Unidos escravocratas norteia discussão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Clube de Leitura Folha se reúne nesta terça (24) para falar sobre o livro "Kindred", da americana Octavia Butler. Morta em 2006, a escritora é um dos nomes mais importantes da ficção científica.

O livro, publicado em 1979, conta a história de Dana, uma mulher que viaja no tempo entre sua casa na Califórnia dos anos 1970 e uma propriedade rural do estado de Maryland no começo do século 19, onde e quando existia a escravidão.

mulher negra em foto preto e branco com casaco estampado e cabelo curto. ela sorri
A escritora Octavia Estelle Butler, mais conhecida como Octavia Butler - Divulgação/Facebook

Butler ganhou os prêmios Hugo e Nebula, os mais importantes do mundo de literatura de ficção científica.

As convidadas do encontro são as irmãs Isa e Pétala Souza, do projeto Afrofuturas e articuladoras do movimento #LeiaRepresentatividade.

Os encontros do clube acontecem online desde julho, por causa da pandemia. Há três anos o jornal promove as reuniões às últimas terças de cada mês, com coordenação de Úrsula Passos, editora-assistente do núcleo de Cultura da Folha.

A participação é livre e gratuita, e todos são bem-vindos a ter a palavra para falar sobre sua experiência de leitura das obras de ficção discutidas nas reuniões.

Em dezembro, os contos de "Olhos d'Água", de Conceição Evaristo, serão o tema do debate. E, em janeiro, a viagem de missionários portugueses ao Japão, narrada em "Silêncio", de Shusaku Endo, adaptado ao cinema por Martin Scorsese, será o centro da conversa.

Para participar da conversa na terça (24), a partir das 19h, basta entrar no Zoom através deste link. O ID da reunião é o 889 2377 1003.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.