Descrição de chapéu Folhajus

'Crimes de Família' expõe o rigor da Justiça para as mulheres mais pobres

Diretor de drama argentino participou do Ciclo de Cinema e Psicanálise nesta terça-feira (9)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Quanto a vocês, peço-lhes para não a julgarem, pois toda criatura necessita de ajuda das outras”, escreve Bertolt Brecht (1898-1956) no poema “A Infanticida Marie Farrar”. O fragmento conclui o longa argentino “Crimes de Família” e serviu de guia para a fala do diretor Sebastián Schindel, que participou do Ciclo de Cinema e Psicanálise nesta terça-feira (9).

O filme acompanha dois processos judiciais em que Alicia (Cecilia Roth), uma mulher de classe alta, está envolvida. O primeiro é o do filho Daniel (Benjamín Amadeo), que foi acusado de tentar matar a ex-mulher, e o outro é da empregada doméstica Gladys (Yanina Ávila), acusada de ter matado seu filho recém-nascido. O drama escancara o modo como os dois casos sã o tratados de maneiras diferentes, principalmente pelas vantagens que o gênero e a classe social concedem.

Durante quatro anos, enquanto desenvolvia “Crimes de Família”, Schindel investigou e acompanhou casos de infanticídio e feminicídio que coletou na imprensa. Além disso, recebeu assessoria da ONU Mulheres e de muitos profissionais que trabalham com essas temáticas para revisar e apontar incoerências no material.

Ele diz que na Argentina existem muitos casos de empregadas domésticas que, sob pressão psicológica e falta de assistência médica, acabam não tendo consciência de que estão grávidas até o momento do parto. No filme, somam-se a isso fatores como o abuso sexual e o uso da posição de poder do filho da patroa sobre a empregada.

“A questão é a tragédia social que está por trás. A Justiça não é igual para todo mundo e tem a ver com classe, origem sociológica”, afirma o diretor.

Para a psicanalista Luciana Saddi, que fez a mediação do debate, o filme vai além da temática do tribunal e se aprofunda na complexidade das relações familiares e da intimidade do lar burguês. Ela compara a aparência da família protagonista como a de um bordado, que mostra um belo desenho na frente, repleto de ternura, afetos e delicadeza, mas que, no avesso, é um emaranhado áspero constituído por perversão social, abusos e violências.

“Nós e fios dispostos de maneira confusa, anárquica, sustentam o refinado desenho da família convencional e bem comportada. A Justiça, no que tange às aplicações práticas, não se distancia desse avesso sombrio que mantém intacto o desenho bordado e limpo da família”, diz Saddi.

Na visão da psicanalista Marta Úrsula Lambrecht, Alicia tinha o filho como uma ferramenta de escape do seu vazio mental e de sua vida fútil. Ela utiliza todos os recursos, financeiros e emocionais, para livrá-lo da pena, torna-se cúmplice de seus atos e é facilmente manipulada por ele, tudo isso para proteger a construção afetiva que tem com o filho.

"Quando as vendas que a deixavam cega caem por terra, ela chora e se sente culpada pelos estragos intencionais que ocasionou a si mesma e aos outros."

Ela ainda reforça que os problemas de Gladys e Daniel estão diretamente relacionados a traumas de abandono. “A carência afetiva, os vínculos disfuncionais no âmbito familiar, a fraqueza da figura paterna são fatores que acarretam sérias consequências no desenvolvimento da personalidade.”

Para Schindel, o poema de Brecht é atemporal ao se tratar da violência de gênero em todas as suas esferas, mas principalmente quando se trata da gravidez indesejada e do rigor da Justiça para mulheres que não têm condições financeiras ou amparo. "Creio que o poema tem uma tremenda atualidade. Até meses atrás, o aborto estava proibido por lei e estava equiparado a um homicídio de grau familiar."

A Argentina aprovou, no dia 30 de dezembro de 2020, o direito de mulheres optarem pelo aborto até a 14ª semana de gestação.

O Ciclo de Cinema e Psicanálise é promovido quinzenalmente pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, em parceria com a Folha e o MIS. O próximo debate será no dia 23 de março, às 20h, sobre o filme "Os 7 de Chicago", de Aaron Sorkin, disponível na Netflix.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.