Descrição de chapéu Clube da Leitura Folha

Primeiro romance de Toni Morrison é tema do Clube de Leitura Folha de março

'O Olho Mais Azul', livro de 1970 da vencedora do Nobel, aborda racismo em história que se passa após a Grande Depressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No dia 30 de março, o Clube de Leitura Folha se reúne em torno de "O Olho Mais Azul", de Toni Morrison. O livro, de 1970, é o primeiro romance da escritora americana vencedora do prêmio Nobel em 1993.

O evento acontece virtualmente a partir das 19h e tem como convidadas a produtora cultural Carine Souza e a jornalista Juliane Sousa, integrantes do projeto Mulheres Negras na Biblioteca, que incentiva a leitura de autoras negras e reivindica que livros de escritoras negras estejam nas bibliotecas.

Ambientado na cidade natal de Toni Morrison, Lorain, no estado de Ohio, "O Olho Mais Azul" traz a história de três gerações de uma família negra americana, dando atenção, sobretudo, à infância de Pecola no início dos anos 1940 e à relação de seus pais, que vivem numa comunidade majoritariamente branca.

Com linguagem ofensiva e cenas violentas, o livro, que discute o racismo e suas consequências em crianças, sofreu ameaças de censura e foi banido por algumas escolas nos Estados Unidos.

Realizado virtualmente por causa da pandemia, o Clube de Leitura Folha existe desde agosto de 2017 e reúne, sempre às últimas terças do mês, pessoas que compartilham suas experiências de leitura de obras de ficção.

O encontro acontece via Zoom e para participar basta acessar o link ou a reunião 88923771003.

Excepcionalmente, em abril não haverá reunião. O Clube de Leitura Folha volta em maio, no dia 25, com “Água Funda”, de Ruth Guimarães, cujo centenário foi celebrado no ano passado. Em junho, a proposta é fazer um diálogo entre dois livros, “Morra, Amor”, de Ariana Harwicz, e “O Impulso”, de Ashley Audrain.

“A Princesa de Clèves”, romance francês do século 17, de Madame de La Fayette, será o centro do debate de julho. E, no mês seguinte, é a vez de escritor francês contemporâneo, com "O Mapa e o Território", de Michel Houellebecq.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.