Hackers atacam site da Biblioteca Nacional, na mais recente invasão do governo

Plataforma do órgão ligado à Secretaria da Cultura, com amplo acervo de pesquisa, está fora do ar desde domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O site da Biblioteca Nacional, órgão ligado à Secretaria Especial da Cultura do governo federal, foi alvo de um ataque de hackers no último domingo.

Desde então, a plataforma, que congrega registros históricos de livros, revistas e documentos do país e é importante fonte de consulta para pesquisadores, está fora do ar.

A instituição afirma, por meio de nota, que "poucos documentos foram atingidos" pelo ataque e "é provável que tudo seja recuperado". Ainda não há previsão de retorno do site.

Como medida de prevenção contra novas invasões, foram desligados todos os servidores, o que tem impedido o acesso ao acervo desde domingo. O site tentou voltar ao ar na terça-feira pela manhã e acabou sendo invadido mais uma vez.

A suspensão dos servidores permite aos técnicos contratados pela Biblioteca Nacional, além escanear os acervos para avaliar os danos, reforçar sua segurança e implantar novas proteções. "O estrago é mínimo", diz a nota, e se os esforços derem certo "poderá até ser zero".

O ciberataque, do tipo ransomware —palavra que deriva do inglês para "resgate"—, é do mesmo estilo daquele que atingiu, por exemplo, o Superior Tribunal de Justiça em novembro.

O objetivo costuma ser embaralhar dados do sistema corporativo de uma organização e manter a chave criptográfica na mão dos criminosos, numa espécie de sequestro virtual de informações.

A Biblioteca Nacional afirma ter notificado o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para investigar a invasão. "As demais medidas também estão sendo tomadas e estudadas, como abertura de boletim de ocorrência e medidas judiciais", completa o comunicado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.