Nostalgia encerra coleção de livros com fotografias de profissionais da Folha

Décimo volume apresenta imagens que tocam lembranças afetivas, como brincadeiras infantis e discos de vinil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crianças e adultos fazem corrida de pneus na avenida Nove de Julho, em São Paulo out.1979/Folhapress

São Paulo

​O último volume da Coleção 100 Anos de Fotografia - Pelas Lentes da Folha chega às bancas no domingo, dia 2 de maio. Encerra a primeira série de livros que o jornal oferece ilustrado com fotos dos profissionais da casa.

Depois de livros dedicados a mulheres, infância, transportes e outros temas, a coleção é encerrada com 40 fotos que ilustram a nostalgia.

Brinquedos, discos de vinil, chicletes e secadores de cabelo aparecem em imagens que tocam as lembranças afetivas. "Nostalgia - Memórias em Imagens" concentra uma visão lúdica do passado que, de formas variadas, já estava espalhada pelo conteúdo dos nove volumes anteriores.

Com informações curiosas, cada livro serve como uma aula da história do Brasil desde 1921, quando o jornal começou a circular. Desta vez, nesse encerramento, o clima é mais de recreio do que de aula.

Meninos disputam partida de taco, em rua da Lapa, em São Paulo - Fernando Santos - ago.1986/Folhapress

A começar por fotos de brincadeiras infantis que hoje perderam espaço (e tempo) para games e redes sociais. Como o registro de adolescentes na Lapa, em 1986, jogando taco, uma espécie de beisebol improvisado. Ou então crianças e adultos disputando corrida de pneus, em 1979, no meio da avenida Nove de Julho.

Quem não passava sem ouvir música nos anos 1980 vai encontrar fotos de fitas cassetes e de um dos primeiros modelos de walkman, da Sony, a pequena geringonça que permitia levar o som para qualquer lugar. Para amantes da música ao vivo, estão no volume imagens de casas de shows que fizeram história em São Paulo e hoje já desapareceram, como o Palace, em foto de 1983, e o Olympia, em 1986.

Algumas imagens vão remeter a coisas que não são mais encontradas, como locadoras de filmes, um telegrama enviado em 1953 ou a imagem do Playcenter, grande parque de diversões paulistano que funcionou entre 1971 e 2012.

Em compensação, uma das fotos mais antigas do volume mostra uma obra que resiste ao tempo, o relógio da praça Antônio Prado, no centro de São Paulo, fotografado em 1951. Pelo seu valor histórico, esse relógio foi tombado em 1992 e agora segue intocável.

Vendido por R$ 24,90, "Nostalgia - Memórias em Imagens" vem com um pôster em papel especial. A imagem, de Juvenal Pereira, feita em 1989, mostra postes de iluminação do tipo que começou a ser instalado no começo do século 19.

OS TÍTULOS DA COLEÇÃO E AS DATAS

28.fev São Paulo
7.mar Transportes
14.mar Infância
21.mar Cotidiano
28.mar Comércio
4.abr Brasileiras
11.abr Trabalho
18.abr Manifestações
25.abr Imigrantes
2.mai Nostalgia

COLEÇÃO 100 ANOS DE FOTOGRAFIA - PELAS LENTES DA FOLHA

  • Onde Compras pelo site folha.com.br/100anosdefotografia
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.