MAC-USP recebe terceira doação mais importante da história do museu

Acervo de obras art déco da coleção de Fulvia e Adolpho Leirner exibe estilo seminal da Semana de Arte Moderna

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o MAC-USP, agora tem como parte do seu acervo a Coleção Fulvia e Adolpho Leirner do Art Déco Brasileiro, com obras doadas pelo colecionadores no final de 2020.

Essa é a terceira doação mais importante da insituição, atrás das coleções de Ciccillo Matarazzo e da doação que deu origem ao MAC-USP.

Pintura retrata dois indígenas de cabelos curtos, nus, em mata. Um deles aponta o seu arco e flecha para o lado esquerdo da tela, e o outro está sentado, posicionado logo atrás do primeiro
'Índios', da década de 1930, de Regina Gomide Graz, que faz parte da exposição 'Desafios da modernidade – Família Gomide-Graz nas décadas de 1920 e 1930', no Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Coleção Fulvia e Adolpho Leirner - Divulgação

Segundo o museu, as negociações da doação duraram oito anos e surgiram a partir de uma proposta de comodato, em 2013.

A coleção, que reúne 45 peças, tem entre as obras tapeçarias e mobiliários da família Gomide-Graz, como "Índios", feito na década de 1930 pela artista Regina Gomide Graz.

Alguns desses trabalhos, inclusive, estão em exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM. A mostra “Desafios da Modernidade - Família Gomide-Graz nas Décadas de 1920 e 1930” retoma a produção de Regina, Antonio Gomide e John Graz, com cerca de 80 trabalhos da família que acabou ditando tendências de estilo no país.

Na mostra, há também montagens de salas inteiras e um documentário com ambientes feitos na época que dão o tom da burguesia paulistana já da década de 1930.

Fazem parte ainda da coleção doada ao MAC cadeiras produzidas por Flávio de Carvalho e o mobiliário que Gregori Warchavchik fez para a Casa Modernista, em 1930.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.