Descrição de chapéu Cinema

Brasil disputa vaga no Oscar 2022 com curta, e 'Deserto Particular' fica de fora

Longa nacional é esnobado pela principal premiação de cinema do mundo, mas 'Seiva Bruta' pode ser indicado ao troféu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou, nesta terça-feira, uma lista de filmes pré-indicados ao Oscar de 2022. Entre os títulos, estão o novo "Homem-Aranha​", o documentário sobre a cantora Billie Eilish e o curta brasileiro "Seiva Bruta", de Gustavo Milan.

Apesar de muita expectativa, o principal filme nacional cotado para o prêmio, "Deserto Particular", de Aly Muritiba, está de fora da disputa.

"Seiva Bruta", no entanto, segue em disputa à indicação brasileira na próxima edição do principal prêmio de cinema do mundo. O filme concorre na categoria de melhor curta-metragem em live-action, ao lado de "Ala Kachuu - Take and Run", "Censor of Dreams", "The Criminals", "Distances", "The Dress", "Frimas", "Les Grandes Claques", "The Long Goodbye", "On My Mind", "Please Hold", "Stenofonen", "Tala’vision", "When the Sun Sets" e "You’re Dead Helen". Esses foram os 15 selecionados entre os 145 curtas.

Exibido no Festival de Curtas Kinoforum, o filme de Milan narra a história de Marta, uma jovem venezuelana que está imigrando para o Brasil quando encontra um jovem casal com dificuldades e passa a amamentar a filha deles.

"É uma verdadeira honra saber que o Brasil faz parte dessa lista e está sendo representado na corrida do Oscar, e também é uma honra saber que a comunidade internacional reconhece o valor do nosso cinema", diz o diretor de "Seiva Bruta".

Também seguem na corrida ao Oscar os filmes "A Mão de Deus", de Paolo Sorrentino, "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa", de Jon Watts, "Billie Eilish: The World's a Little Blurry", de R. J. Cutler, e "Amor, Sublime Amor", de Steven Spielberg.

A seleção dos finalistas será divulgada pela Academia em 8 de fevereiro. Depois, no dia 27 do mês seguinte, acontecerá a cerimônia de entrega do prêmio, em Los Angeles.

Mulher com expressão de tristeza
Cena do curta 'Seiva Bruta' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.