Descrição de chapéu Fake News

Sérgio Camargo posta desinformação sobre vacinas e diz que tomaria Coronavac

Jornalista profissional, presidente da Palmares ignora estudos sobre efetividade de imunizante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, afirmou nas redes sociais que optará por se imunizar com a Coronavac caso fique "sem saída", devido a exigências sanitárias como o chamado passaporte da vacina.

"Não funciona, mas ao menos foi desenvolvida utilizando método tradicional e já bem conhecido (vacina de vírus inativado)", escreveu Camargo.

A vacina recebeu o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e da da Organização Mundial da Saúde, a OMS.

Um estudo que avaliou a eficácia na vida real das vacinas Coronavac e AstraZeneca contra a Covid-19 indicou que a proteção fornecida pelos imunizantes contra mortes diminui em pessoas com 90 anos ou mais, na comparação com o resto da população.

A pesquisa VigiVac-Covid19 avaliou quase 61 milhões de brasileiros que tomaram uma ou duas doses das vacinas contra Covid-19 no país de 18 de janeiro a 30 de junho. Foram excluídas os imunizantes da Janssen e da Pfizer, devido ao baixo número de doses aplicadas no período estudado.

Sérgio Camargo é jornalista profissional e tem o hábito de dar declarações polêmicas e repletas de desinformação para agradar a base bolsonarista, semelhante ao que faz seu chefe direto, Mario Frias.

As duas doses da vacina Coronavac protegem contra hospitalização e óbito por Covid, mas, passados seis meses da imunização, o risco de contrair a doença aumenta consideravelmente em indivíduos mais jovens, com idades entre 18 e 39 anos.

A chance de ter Covid sintomática é quase três vezes maior nessa faixa etária, quando comparada a outras.

Esses são os principais resultados de um estudo conduzido por pesquisadores da Fiocruz, a Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com diversas instituições de pesquisa nacionais e do exterior, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

No ano passado, após denúncias de assédio moral, Camargo, foi afastado pela Justiça das atividades relacionadas à gestão de pessoas da instituição. Dessa forma, ele fica proibido de nomear e exonerar servidores.

À frente da Palmares, instituição que é responsável por preservar memória e cultura negra, Camargo empreendeu uma cruzada ideológica. Em junho deste ano, a Palmares publicou um relatório intitulado "Retrato do Acervo: A Doutrinação Marxista", segundo o qual metade do acervo de livros da instituição seria excluído —entre os os títulos na mira da atual gestão, estariam os de autores como Karl Marx, Friedrich Engels e Lênin, mas também Max Weber, Eric Hobsbawm, H. G. Wells, Celso Furtado, Carlos Marighella e Marco Antonio Villa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.