Descrição de chapéu Semana de 1922

Casa Mário de Andrade será ampliada e deve virar novo complexo sobre modernismo

Governo do estado de São Paulo decretou desapropriação de dois imóveis para expandir o espaço cultural

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo do estado de São Paulo planeja ampliar a Casa Mário de Andrade, museu que homenageia o escritor e ícone modernista na capital, e decretou desapropriação de dois imóveis contíguos ao espaço.

A expectativa é que o lugar seja transformado em um novo complexo sobre o modernismo e inaugurado ainda neste ano de comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna.

Juntos, os dois terrenos desapropriados na rua Lopes Chaves, na Barra Funda, somam 300 metros quadrados, segundo o decreto publicado no último mês de dezembro.

Em anúncio após a publicação desta reportagem, a Secretaria de Cultura detalhou que o local deve abrigar, além das áreas expositivas e do núcleo educativo, um auditório, café e loja. O investimento foi de R$ 8,6 milhões.

A antiga residência do autor de "Macunaíma" pertence ao estado desde os anos 1980 e virou um aparelho museológico em 2018, três anos após ter sido reaberto ao público no 70º aniversário de morte do escritor.

Durante essa restauração de 2015, o museu passou por um processo de conservação e também ganhou um galpão de 200 metros quadrados interligados pela rua Margarida.

As celebrações da Semana de 1922 em São Paulo vão englobar uma série de exposições, como uma experiência imersiva na obra de Cândido Portinari, no Museu da Imagem e do Som, palestras sobre o legado dos modernistas para a cultura no Brasil e slams inspirados no movimento literário da época.

O centenário também provocou uma avalanche de novos livros com análises contemporâneas e coletâneas de nomes como Graciliano Ramos, Oswald de Andrade e o próprio Mário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.