Descrição de chapéu Artes Cênicas Rússia

Bailarino brasileiro no Bolshoi se demite por causa da guerra da Ucrânia

David Motta começou na renomada companhia russa aos 12 anos e era solista lá desde 2015

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | AFP

O bailarino brasileiro David Motta Soares, um dos principais solistas do renomado balé Bolshoi da Rússia, anunciou sua demissão nesta segunda (7), em uma mensagem de solidariedade aos "combatentes" na Ucrânia.

Soares, de 24 anos, era uma das principais estrelas do Bolshoi, que está entre as muitas instituições culturais envolvidas na reação internacional contra a invasão da Ucrânia pelo presidente russo, Vladimir Putin.

"Estou profundamente triste em dizer que deixei o teatro Bolshoi, meus professores, meus amigos, minha família, o lugar que chamei de lar por muitos anos", escreveu Soares no Instagram.

"Não posso agir como se nada estivesse acontecendo, simplesmente não consigo acreditar que tudo isso está acontecendo de novo, já passamos por isso e deveríamos ter aprendido com o passado", escreveu ele, ao lado de uma foto sua numa majestosa pose de dança.

Ele disse que tem "muitos amigos" na Ucrânia e não consegue imaginar o que eles estão passando ou como estão "enfrentando essa situação". "Meu coração está com eles", escreveu.

Sua demissão sucede a renúncia do diretor musical e maestro principal do teatro Bolshoi, Tugan Sokhiev, ocorrida neste domingo. Sokhiev disse que se sentiu pressionado a se posicionar sobre o conflito na Ucrânia.

Soares, que cresceu em Cabo Frio, a 150 quilômetros do Rio de Janeiro, chegou aos 12 anos ao Bolshoi, a lendária academia de dança de Moscou.

A Royal Opera de Londres anunciou há duas semanas o cancelamento de uma temporada de apresentações do balé Bolshoi por causa da invasão.

O bailarino David Motta Soares em apresentação de balé, em foto de seu acervo pessoal - Divulgação

Ele se formou em 2015, quando ganhou o primeiro prêmio no All-Russian Young Dancers Competition e subiu na hierarquia do Bolshoi para o posto de solista líder, um abaixo do dançarino principal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.