Descrição de chapéu Folhajus

Campanha de Bolsonaro erra CNPJ, e TSE quase não encontra Lollapalooza

Falha impossibilitou que festival fosse intimado em tempo para cumprir a decisão que tentou censurar manifestação de artistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um erro na ação elaborada pela campanha de Jair Bolsonaro ao TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, quase impossibilitou que o Lollapalooza fosse intimado em tempo para cumprir a decisão que tentou censurar manifestação de artistas durante o evento.

Na decisão, datada do sábado, o ministro Raul Araújo, do TSE, classificava como propaganda eleitoral as manifestações políticas das cantoras Pabllo Vittar e Marina no Lollapalooza e determinou multa de R$ 50 mil para a organização do festival no caso de novas manifestações.

Os advogados do PL, partido do presidente, puseram no polo passivo da medida empresas e respectivos CNPJs sem relação com a organização do festival, porém.

Campanha de Bolsonaro colocou CNPJs errados na ação contra Lollapalooza e impossibilitou intimação de decisão do TSE - Arquivo Pessoal

A oficial de Justiça responsável por entregar a intimação foi ao endereço comercial citado pelos autores da ação, mas não encontrou o escritório ligado ao Lollapalooza. As tentativas fracassadas ocorreram na parte da manhã e no início da tarde deste domingo.

Foi só quando teve de intimar o Lollapalooza a cumprir essa decisão que o TSE percebeu que a campanha de Bolsonaro havia errado o CNPJ da empresa. O grupo acabou então sendo intimado no local do festival, em Interlagos, na zona sul de São Paulo. Foi só depois disso que a T4F Entretenimento, produtora do evento, se manifestou contra a decisão, entrando com pedido de reconsideração na corte eleitoral.

No documento encaminhado ao tribunal, a defesa do festival afirma não ter como fazer cumprir a ordem que "veda manifestações de preferência política" e diz não poder agir como censora privada, "controlando e proibindo o conteúdo" das falas.

As advogadas do Lollapalooza ainda falam sobre o episódio da intimação, dizendo "ressalva-se que a T4F desconhece por completo as duas empresas representadas, que não tem qualquer relação com a atual organização do festival" e afirmou que "contudo, de boa-fé, a T4F se apresenta como produtora do evento".

Vale notar que, como se trata de uma decisão monocrática, tomada pelo ministro Raul Araújo, a ação ainda vai passar pela análise de mérito pelo plenário. Ou seja, a decisão poderá ser reformada ou mantida pelos ministros, podendo multar as manifestações durante o evento.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto afirmava que a T4F Entretenimento, empresa que produz o Lollapalooza, nunca chegou a ser intimada pelo TSE e teve de entrar em contato com o tribunal por conta própria para dar prosseguimento ao processo. A T4F recebeu, no entanto, a intimação, no momento em que o TSE enviou um representante ao local do Lollapalooza.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.