Toni Garrido deve seguir no Cidade Negra com nova formação após briga judicial

Depois de longo hiato, banda pode continuar depois de resolver conflito envolvendo o registro da marca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cantor Toni Garrido e o baixista Bino Farias devem ser os únicos a permanecer na banda Cidade Negra, após um hiato de apresentações do grupo de reggae que remonta desde antes da pandemia.

Na manhã desta quinta-feira (7), o colunista Léo Dias, do portal Metrópoles, publicou que uma briga entre o vocalista e Lazão, empresário e fundador do grupo, teria provocado o fim da banda. Agora o texto está fora do ar e, em declaração ao portal G1, Garrido afirmou que a banda continua.

Toni Garrido, da banda Cidade Negra, no palco do programa The Voice+ - João Miguel Júnior/Globo

Em paralelo, o perfil da banda no Instagram, que acumulava 250 mil seguidores, também saiu do ar. No lugar dele, segue um outro perfil, com menos de mil seguidores, exclusivo do Originais Cidade, o projeto paralelo que reúne o baterista Lazão, o guitarrista Da Ghama e o vocalista Ras Bernardo.

Segundo Garrido, ele é dono da marca Cidade Negra, segundo registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o Inpi, mas o baixista também teria direito ao uso do nome. O músico diz que há uma questão judicial em jogo sobre a qual só pode falar a partir da próxima semana.

Em pesquisa no portal do instituto, é possível ver os dois registros de marca mais recentes. O em vigor foi pedido em dezembro em 2018 e concedido em novembro de 2019 a Antônio Bento da Silva Filho, o Toni Garrido.

Durante o período de aprovação da marca, porém, em fevereiro de 2019, Paulo Roberto da Rocha Gama, o Da Ghama, tentou registrar a mesma marca. Chegou tarde —o pedido foi indeferido em janeiro de 2020, quando o registro de Garrido já havia entrado em vigor.

O Cidade Negra, fundado em 1986, tinha planos de retornar em um show marcado para maio de 2020, mas que foi adiado devido à pandemia. A nova data seria para o 30 de abril, em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, mas ele também foi cancelado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.