Festival de Cannes exibe filme de diretor morto em Mariupol, na Ucrânia

'Mariupolis 2', de Mantas Kvedaravicius, usa imagens trágicas para mostrar a vida sob bombas num contexto de guerra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

O último filme do diretor lituano Mantas Kvedaravicius, que morreu em abril em Mariupol, onde o longa havia sido filmado, será apresentado fora da competição no Festival de Cannes, anunciou o certame nesta quinta-feira (11).

"Mariupolis 2", um filme "que mostra a vida que continua sob as bombas" foi adicionada a lista oficial de filmes, explicou o comunicado, que ressaltou também que este longa-metragem contém "imagens trágicas e esperançosas ao mesmo tempo".

Cena de filme
Cena do filme 'Mariupolis 2', do diretor Mantas Kvedaravicius - Divulgação/Festival de Cannes

O 75º Festival de Cannes começa na terça-feira. O filme lituano será apresentado em 19 e 20 de maio, informa o texto.

O circuito cinematográfico francês previsivelmente se tornará uma grande plataforma para denunciar a invasão russa da Ucrânia, uma tragédia "que estará em todos os corações", nas palavras de seu delegado geral, Thierry Frenburgx.

Estarão presentes duas gerações de cineastas ucranianos, Sergei Loznitsa com "The Natural History of Destruction" —que recorda a destruição das cidades alemãs pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial— e o jovem Maksim Nakonechnyi com "Bachennia Metelika", na sessão Um Certo Olhar.

Mantas Kvedaravicius é o autor de "Barzakh", de 2011, "Mariupolis", de 2016 e "Parthenon", de 2019. Ele morreu quando tentava abandonar essa cidade portuária do sudeste da Ucrânia.

"Em 2022 voltou à Ucrânia, para o Donbass, em plena guerra, para se reunir com as pessoas que havia conhecido e filmado entre 2014 e 2015. Após sua morte, seus produtores e colaboradores se uniram para continuar transmitindo seu trabalho, sua visão, seus filmes", afirma o festival.

Seu filme anterior, "Mariupol", de 2016, contava a história de uma cidade sitiada. Sua noiva e uma editora que trabalhavam com ele conseguiram completar a segunda parte desse filme, que será apresentado em Cannes.

Nascido em 1976, doutor em antropologia, Mantas Kvedaravicius apresentou "Mariupol" no Festival de Berlim de 2016.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.