Milton Nascimento terá figurino inspirado em Bispo do Rosario em sua despedida

Estilista Ronaldo Fraga usou como referência um manto criado pelo artista, que viveu em hospício por 50 anos

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São Paulo

Milton Nascimento, que vai se despedir dos palcos de uma vez por todas neste ano, terá o figurino de sua turnê inspirado na obra de Arthur Bispo do Rosario, artista que passou 50 dos seus 80 anos dentro de um hospício.

Em publicação no Instagram, o estilista Ronaldo Fraga, que assina o figurino dos shows, contou que se inspirou no manto da apresentação para prestar conta a Deus no dia do Juízo Final criado pelo sergipano.

Retrato de Milton Nascimento com manto colorido
Milton Nascimento em figurino de Ronaldo Fraga inspirado em obra de Arthur Bispo do Rosario - Divulgação

Chamada "A Última Sessão de Música", a turnê de despedida de Milton começa no próximo dia 11 de junho, no Rio de Janeiro, e vai até novembro, quando ele faz seu último show. A apresentação final do cantor está marcada para o estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

"O 'manto' do Bituca traz fragmentos da sua carreira e universo bordados num nascer do sol no grande sertão veredas e, por baixo, um 'fardão' para um imortal com os mistérios do sertão", escreveu o estilista nas redes sociais.

A intenção de Bispo do Rosario ao criar mantos, objetos e outras peças na antiga Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio, era fazer um grande inventário das criações da humanidade, a ser apresentado a Deus. A empreitada era guiada por vozes que só ele ouvia.

Bispo fazia isso durante um dos períodos mais terríveis do modelo manicomial no Brasil. Eletrochoque, lobotomia e confinamentos chamados de "bolos", em que várias pessoas eram trancadas e torturadas juntas, faziam parte do cotidiano da Colônia Juliano Moreira.

Mas os trabalhos dele extrapolaram o ambiente do manicômio e foram a parar em museus —o Itaú Cultural, aliás, inaugura no próximo dia 18 uma exposição sobre o artista.

Os organizadores da mostra convocaram cerca de 50 nomes que tinham alguma afinidade com o trabalho de Bispo para mostrar como ele influenciou a arte contemporânea. É o caso de bordados de Leonilson, de investigações têxteis de Rosana Paulino e Sônia Gomes, e das pinturas sobre papel pardo de Maxwell Alexandre, que retomam o universo criado por ele com toda sorte de tecido e objeto que ali encontrava.

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