Descrição de chapéu Maratona Séries

'This Is Us': Veja referências da série e dicas para (tentar) esquecê-la

Leia a edição da newsletter Maratonar, com sugestões do que assistir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Depois de 106 episódios e seis temporadas, chegou ao fim a série "This Is Us", drama da Fox (agora Star+) que colecionou vários prêmios e deve ter sido responsável pelo aumento da venda de lenços mundo afora.

Os pais Jack (Milo Ventimiglia) e Rebecca (Mandy Moore) e os filhos Randall (Sterling K. Brown), Kevin (Justin Hartley) e Kate (Chrissy Metz) formaram o núcleo principal da família Pearson, que, entre os anos 1980 e o presente, fizeram várias referências ao universo pop.

Principalmente Kevin, que era ator e chegou a trabalhar com Sylvester Stallone em um filme de Ron Howard (na vida real, Howard nunca entrou numa enrascada com Sly), ou ouviu conselhos de M. Night Shyamalan.

Listo abaixo algumas referências feitas na série (na ordem cronológica), incluindo "Loucademia de Polícia 3" (claro).

Referências para se lembrar de 'This Is Us'...

Loucademia de Polícia 3
Primeira temporada, episódio oito (e várias vezes depois).
Nem precisa ser um expert em "This Is Us" para saber que esta comédia boba é a principal referência da cultura pop que aparece na série. Mas a primeira vez é no episódio "Rick, o Pelegrino". Em um Dia de Ação de Graças em que tudo parece dar errado, o paizão Jack cria inusitadas tradições para o feriado-família com os filhos ainda pequenos, incluindo uma sessão de "Loucademia de Polícia 3". Oitentistas devem lembrar da franquia liderada por Steve Guttenberg, que mostrava um grupo meio desajustado que queria entrar na polícia. No terceiro filme, o governo do estado decide que não pode manter duas academias, e uma tenta sabotar a outra para se manter em atividade, incluindo várias pegadinhas de quinta série.
Loucademia de Polícia 1 e 2 (Disponível na HBO Max)
Loucademia de Polícia 3 (apenas para locação, por R$ 7,90, na Apple TV+)

O Iluminado
Quarta temporada, episódio 11.
Nos anos 1980, Jack celebra o fato de os três filhos estarem dormindo relativamente cedo e vai para a sala assistir ao filme que alugou, "O Iluminado". Inocente, claro. As três crianças acordam em momentos diferentes e ele não consegue assistir ao filme. No presente, Randall tenta lidar com o medo após sua casa ser invadida por um viciado. Clássico do terror escrito por Stephen King, "O Iluminado" traz Jack Nicholson como um escritor que aceita ficar isolado em um hotel com sua família para terminar um livro, o que não acaba muito bem.
Disponível na HBO Max (146 min.)

Gênio Indomável
Quarta temporada, episódio 12.
Quando Kevin e Sophie eram adolescentes, uma sessão de cinema de "Gênio Indomável" foi interrompida perto do fim e eles inventaram finais para o filme de Gus van Sant. Já adultos, eles se reencontram no funeral da mãe de Sophie e acabam finalmente assistindo ao final juntos. "Gênio Indomável" conta a história de Will (Matt Damon), rapaz brilhante na matemática e briguento, que recebe a ajuda de um psicólogo (Robin Williams, Oscar de coadjuvante) para lidar com suas emoções e traumas do passado.
Disponível na HBO Max (126 min.)

Um Lindo Dia na Vizinhança
Quinta temporada, episódio 13.
Enquanto no presente os irmãos Randall e Kevin se encontram para lavar a roupa suja, o episódio relembra um ponto importante na vida de Randall, nos anos 1980, quando os irmãos e o pai vão ao auditório do programa de Mr. Rogers, uma celebridade da TV americana cujo programa era gravado em Pittsburgh, cidade dos Pearson. O drama "Um Lindo Dia na Vizinhança" traz um jornalista incumbido de fazer um perfil de Mr. Rogers, interpretado por Tom Hanks.
Disponível no Prime Video (108 min.)

Jerry Maguire: A Grande Virada
Quinta temporada, episódio 15.
O jovem Kevin assiste ao filme no cinema com o pai, Jack Pearson, que chama o longa com Tom Cruise de "o melhor de todos os tempos". No presente, os homens Pearson se encontram para um fim de semana na cabana para a despedida de solteiro light de Kevin, encontram a fita VHS do longa e assistem novamente. A comédia romântica traz Cruise como um agente de atletas que, numa noite mal dormida, faz um memorando dizendo que sua agência deveria ter menos clientes para dar mais atenção a cada um. Acaba demitido e com apenas um jogador de futebol americano falastrão como cliente (Cuba Gooding Jr., Oscar de coadjuvante). E ainda engata um romance com a moça da contabilidade que vai trabalhar com ele.
Disponível na HBO Max (139 min.)

Dinastia
Quinta temporada, episódio 16.
Muito antes de "Friends", "Game of Thrones" ou "Twin Peaks" monopolizarem as conversas sobre séries, havia "Dinastia", um novelão americano de muito sucesso por lá, e que Rebecca Pearson adorava (era uma concorrente de "Dallas", mais famosa por aqui). No dia em que Rebecca veria o episódio final, gravado em VHS, descobriu que Jack usou a mesma fita para gravar um jogo de beisebol. Grande erro. A "Dinastia" original, que foi ao ar entre 1981 e 1989, não existe no streaming, mas uma nova versão que surgiu em 2017 está na Netflix. A trama gira em torno de uma família bilionária e tradicional dos Estados Unidos, na qual a filha tenta impedir que o pai se case novamente com uma jovem mulher. Barracos e traições garantidos.
Disponível na Netflix (quatro temporadas)

... e séries para tentar esquecer 'This Is Us'

Um Milhão de Coisas
Drama produzido pelo canal ABC, esta série lida com o luto, como "This Is Us". Aqui quem morre é o integrante de um grupo de amigos, que se suicida. A tragédia faz com que as outras pessoas se unam ainda mais. Há também romances, crises entre personagens, doenças sérias e feriados que vão fazer você lembrar os Pearson uma vez ou outra.
Disponível na Globoplay (quatro temporadas)

Modern Love
São duas temporadas com episódios de meia hora inspirados na coluna "Modern Love", do New York Times. Cada episódio explora diferentes personagens e a busca pelo amor em suas diversas formas, passando por família, sexo, romance ou simplesmente amor platônico. O elenco conta com nomes bem conhecidos, como Anne Hathaway, Dev Patel, Tina Fey, Andy Garcia, Kit Harington e Anna Paquin, entre vários outros.
Disponível no Prime Video (duas temporadas)

O Quinteto
A sinopse curta desta verdadeira novela dos anos 1990 já é um drama: cinco irmãos de idades bem diferentes (o mais velho tem 24, dois são adolescentes, uma criança de 11 anos e um bebê de um ano) perdem os pais em um acidente de carro. Ao longo de seis temporadas (ou 143 episódios), eles precisam amadurecer à força e aprender a se virar como família e como indivíduos. O elenco reúne Matthew Fox (que depois fez sucesso em "Lost") e Neve Campbell (a heroína de "Pânico"). Em 2020 a série teve um reboot com uma família de origem mexicana. No entanto, os pais não morreram, foram deportados. Durou apenas uma temporada.
Disponível no Paramount+ (seis temporadas)

Trying
A adoção é um tema recorrente em "This Is Us", tanto na trama que se desenrola no passado como na do presente. E se este era um dos seus pontos de conexão com a série, você pode ver "Trying". Ainda que tenha uma pegada mais puxada para o humor, a série britânica mostra um casal que, depois de não conseguir engravidar e sem dinheiro para continuar um tratamento de fertilidade, parte para a adoção. A série acompanha não só as atribulações do casal (Esther Smith e Rafe Spall), mas também as relações com amigos e familiares, que servem como um grupo de apoio. Com episódios de meia hora, dá para maratonar rapidinho.
Disponível na Apple TV+ (duas temporadas)

Virgin River
Saudosos de "This Is Us" vão ficar animados com o elenco: a protagonista da série é Alexandra Breckenridge, a Sophie. Aqui ela interpreta a enfermeira Mel, que vai trabalhar na pequena e fictícia Virgin River com Doc Mullins (Tim Matheson, o pai de Rebecca). Na verdade, a moça deixou Los Angeles para superar um divórcio complicado com direito a traumas, que aos poucos são revelados. Baseada em livros de Robyn Carr, a série já tem pelo menos mais duas temporadas engatilhadas.
Disponível na Netflix (três temporadas)

Filme da semana

Elefante
Os EUA tiveram mais uma vez uma tragédia com um jovem invadindo uma escola em uma cidade do Texas e matando ao menos 19 crianças e dois adultos antes de morrer. A história que abalou o país está longe de ser inédita. O filme "Elefante", de 2003, foi inspirado em um massacre ocorrido na cidade de Columbine. No longa, dois adolescentes entram em uma escola com uma metralhadora semiautomática e disparam a esmo contra alunos e professores. Ganhou a Palma de Ouro naquele ano.
Disponível na HBO Max (81 min.)

O que tem de novo

Casal de Fachada
Depois do sucesso como o professor de canto no oscarizado "No Ritmo do Coração" (Prime Video), o ator mexicano Eugenio Derbez aparece em outra refilmagem de um filme francês. Desta vez, a comédia de 2006 "Contratado para Amar", que tinha Daniel Auteuil como principal nome. A trama é basicamente a mesma: Derbez interpreta Antonio Flores, homem que trabalha como manobrista e mora com a mãe após sua mulher deixá-lo. Acidentalmente ele é fotografado ao lado de uma atriz de cinema e seu amante, um empresário casado. Para enganar a mulher, o empresário diz que a atriz estava com o manobrista. Assim, Flores precisa fingir por alguns dias que é o namorado da atriz (Samara Weaving). Uma comédia despretensiosa, no estilo "Sessão da Tarde".
Disponível no Star+ (124 min.)

Vale Night
Após passar rapidamente pelos cinemas em março, chega ao streaming esta boa comédia de erros brasileira. Em uma comunidade de São Paulo, uma mulher está cansada de cuidar praticamente sozinha do filho recém-nascido e resolve tirar um "vale night", deixando a criança com o jovem e meio irresponsável pai. Enquanto ela sai para se divertir com as amigas, ele resolve levar a criança para um baile funk e acaba perdendo o bebê. Toda a ação se passa em uma única noite e o elenco afiado inclui Pedro Ottoni, Gabriela Dias e Linn da Quebrada. Leia a crítica da Folha.
Disponível no Star+ (93 min.)

Ricky Gervais - Supernatureza
O comediante britânico da primeira versão de "The Office", "After Life" e também muito conhecido pelo humor para lá de ácido em cerimônias de premiação do Globo de Ouro está de volta neste novo stand-up. Quem o conhece não vai se surpreender com o teor das piadas. Com toda a controvérsia de recentes stand-ups, ele até tenta se defender explicando "as regras" de um stand-up no prólogo: "Eu falarei algo que não acredito só pelo efeito cômico, e vocês vão rir da parte errada porque não sabem qual é a certa. É uma sátira de comportamentos". Dito isso, ele dispara a sua metralhadora em diversas direções, incluindo obesidade, pedofilia, agressão sexual, mulheres comediantes, trans, espiritualismo etc. Também cita Louis C. K. e Kevin Hart para lembrar que foram cancelados. Mais polêmica à vista.
Disponível na Netflix (64 min.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.