Festival de Inverno de Campos do Jordão vai homenagear Semana de 22

Evento que ocorre entre os dias 2 e 31 de julho terá concertos de orquestras na cidade turística e na Sala São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos mais tradicionais eventos de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão anunciou a programação de sua 52ª edição, que ocorrerá entre os dias 2 e 31 de julho, com a maior agenda de atividades desde 2019, de acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo nesta terça-feira.

Sob o tema "Modernos Eternos" —título emprestado do poema "Fazendeiro do Ar", de Carlos Drummond de Andrade—, que homenageia a Semana de Arte Moderna de 1922, o evento vai somar ao todo 84 concertos, sediados em quatro locais de Campos do Jordão, no interior paulista, e na Sala São Paulo, tradicional espaço de música erudita da capital.

O pianista Kirill Gerstein durante recital, no auditório Claudio Santoro, no 45º Festival de Inverno de Campos do Jordão - Divulgação

Concertos da Osesp, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, serão feitos no dia de abertura do festival com seu diretor musical e regente titular Thierry Fischer, acompanhada também do pianista canadense Jan Lisiecki.

Também se apresentarão as orquestras Filarmônica de Goiás, sob a batuta de Neil Thomson, a Sinfônica Municipal de São Paulo, com regência de Roberto Minczuk e participação do violonista Yamandu Costa, e a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, entre outras atrações.

Os espetáculos farão um panorama do modernismo internacional, em especial das décadas de 1920 e 1930, com obras sinfônicas e camerísticas de compositores que chegaram à maturidade nesse período, como Igor Stravinsky, Béla Bartók, Sergei Prokofiev, Silvestre Revueltas, Paul Hindemith e, é claro, Heitor Villa-Lobos, o grande nome da música brasileira presente na Semana de 1922. Também serão lembrados o bicentenário do romântico belga César Franck e o centenário do músico vanguardista brasileiro Gilberto Mendes.

O festival também vai conter um módulo pedagógico, oferecendo 142 bolsas de estudo e mais de mil horas de aula. Estão programadas seis masterclasses, com professores de destaque no cenário musical internacional, como o violoncelista Leonard Elschenbroich e o pianista Alexei Grynyuk.

A Orquestra do Festival, formada por alunos e professores, se apresentará no dia 31 sob regência do brasileiro Marcelo Lehninger, do turco Çem Mansur e do britânico Neil Thomson, com a participação de Elschenbroich.

Confira a programação completa no site do festival, festivalcamposdojordao.org.br.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.