Gilberto Gil diz que Doces Bárbaros, com Caetano, Bethânia e Gal, podem voltar

Músico imortal da Academia Brasileira de Letras se pronunciou no lançamento de museu virtual dedicado à sua vida e obra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gilberto Gil, um dos nomes mais importantes da música brasileira, afirmou que o grupo Doces Bárbaros —a banda que ele teve nos anos 1970 com Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa— pode voltar a se unir.

Após quase 50 anos da famosa turnê que celebrou as carreiras dos artistas, a cantora Maria Bethânia também está entusiasmada com a ideia, afirmou Gil nesta terça-feira no evento de lançamento do museu virtual dedicado à sua vida e obra na plataforma Google Arts & Culture.

"É possível, sim, que a gente queira e consiga se reunir de novo. Tomara que aconteça", disse ele. O cantor respondia a uma pergunta de um jornalista da rede Bandeirantes, durante uma entrevista coletiva, na qual o repórter questiona se uma reunião de Gil com seus parceiros de longa data seria possível.

Gilberto Gil durante evento de lançamento de sua exposição digital em plataforma do Google, em São Paulo - Divulgação Google/Bruno Mooca

A mostra virtual "O Ritmo de Gil" é uma homanagem ao cantor, que este ano fez 80 anos e se tornou imortal da Academia Brasileira de Letras, com a exposição de mais de 41 mil imagens e 900 vídeos e gravações históricas digitalizadas, além do resgate de um disco nunca lançado, gravado em 1982 em Nova York e que estava perdido desde quando o compositor voltou ao Brasil.

Realizada em parceria com o Instituto Gilberto Gil, a exposição digital se dedica também a tratar da influência do cantor, um dos expoentes e fundadores da tropicália, sobre a cultura brasileira e interncaional.

Com documentos, fotos e vídeos, o acervo conta a trajetória biográfica de Gil, apresentando fotos de família de sua infância e adolescência, entre outros registros históricos. O músico classificou a mostra como "um apanhado eletrônico de todas as coisas que fizemos, as linguagens desenvolvidas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.