'Lightyear', da Pixar, é proibido nos Emirados Árabes por ter beijo lésbico

Animação do estúdio americano teria violado regras previstas pelo Ministério da Cultura e Juventude do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dubai | AFP

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram nesta segunda-feira (13) a proibição do filme de animação da Pixar "Lightyear", o primeiro filme deste grande estúdio americano que contém uma cena com um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo.

O rico Estado do Golfo, que inclui o emirado de Dubai e tem um Ministério da Tolerância, é relativamente liberal em comparação com seus vizinhos. Mas se mantém firme sobre diversas restrições no âmbito político e social.

Cena do filme "Lightyear", da Pixar, dirigido por Angus MacLane
Cena do filme 'Lightyear', da Pixar, dirigido por Angus MacLane - Divulgação

"O filme de animação 'Lightyear', com estreia prevista para 16 de junho, não está autorizado a ser exibido em nenhum cinema dos Emirados Árabes Unidos, devido à violação das normas relacionadas ao conteúdo midiático em vigor no país", anunciou no Twitter o Escritório de Regulação da Mídia.

De acordo com esse órgão, vinculado ao Ministério da Cultura e Juventude, todos os filmes "estão sujeitos ao monitoramento e avaliação antes da data de projeção ao público, de forma a garantir que os conteúdos difundidos estejam adequados à classificação etária".

Contatado pela AFP, o ministério não quis dar detalhes sobre as "regras" violadas pelo filme, cujos cartazes já haviam sido espalhados pelas ruas de Dubai.

Essa proibição acontece seis meses depois que o país anunciou que os filmes exibidos nos cinemas não seriam censurados, apenas classificados por idades —com uma nova categoria para menores de 21 anos.

A censura é uma medida comum no mundo árabe, especialmente na conservadora região do Golfo. Os filmes que incluem cenas consideradas contra as tradições do país costumam ser editados ou até mesmo proibidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.