Descrição de chapéu
Televisão

Jerry Seinfeld, da série de TV, faz stand-up surpresa e irregular em Nova York

Astro da sitcom que leva seu nome aproveitou a noite para testar piadas, em retorno aos palcos depois da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Já imaginou você estar em um clube de comédia e, do nada, Jerry Seinfeld aparecer?", falei, em tom de brincadeira, para um amigo, também jornalista e fã de "Seinfeld", quando comentava que iria a um clube de comédia durante minhas férias em Nova York. Rimos da hipótese no mínimo improvável.

Mas o legal de ir a um clube de comédia é que você nunca sabe quem pode aparecer. Foi exatamente o que disse no começo desta semana o apresentador do Comedy Juice, noite de stand-up que o Gotham Comedy Club realiza às terças, antes de anunciar "aplausos para o nosso próximo comediante, Jerry Seinfeld".

O comediante Jerry Seinfeld - Landon Nordeman/The New York Times

Com expressões de incredulidade, os espetadores que haviam pago US$ 20, cerca de R$ 100, para entrar no clube explodiram em aplausos —com exceção de alguns jovens, na casa dos 20 anos, que pareciam não entender o tamanho da atração surpresa que acabara de ser anunciada.

Eu, que estava numa das mesas mais próximas ao palco, achava que era só mais uma piada do apresentador, então só acreditei quando Seinfeld passou ao meu lado e assumiu o microfone.

O comediante deu um minuto para todo mundo terminar de registrar o momento —afinal, todos haviam sacado os celulares e faziam fotos. Era uma terça-feira chuvosa e a casa estava com pouco mais de metade da ocupação máxima do Gotham, o preferido de Seinfeld em Nova York, segundo o próprio comediante.

Entre os espectadores havia casais, jovens casualmente tomando cerveja e até uma despedida de solteira. Ninguém ali havia saído de casa esperando ver um show de Jerry Seinfeld.

O comediante falou que estava voltando aos palcos depois do hiato imposto pela pandemia e usou a noite principalmente para testar novos materiais. "Então, se não der certo, já era", brincou.

Durante sua apresentação, que durou cerca de 30 minutos, parou diversas vezes para consultar anotações. Algumas das novas piadas não funcionaram muito bem, enquanto outras renderam gargalhadas e aplausos, mesmo daqueles jovens que não haviam se empolgado com a atração surpresa.

Os temas das novas piadas não fogem ao estilo de Seinfeld, que continua falando de situações cotidianas. Em certo momento, disse que outro dia um amigo o convidou para ir a uma corrida de cavalos.

"Fiquei pensando, será que esse cavalos sabem o que está acontecendo? Quer dizer, eles sabem que têm que correr, mas será que eles entendem mesmo? Aí eles dão a volta e chegam ao mesmo local de onde partiram. Então devem pensar ‘nós estávamos exatamente aqui quase agora, qual o sentido disso?’. Sem falar que eles viram a gente chegando em carros, então eles sabem que a gente tem um meio de locomoção melhor."

Ao fim do show, uma pessoa da plateia perguntou qual o momento cômico preferido de sua carreira. Ele mesmo ironizou sua apresentação irregular e disse que certamente não era o show desta noite.

Depois, disse que talvez tenha sido uma sacada que teve no episódio "O Biólogo Marinho", de "Seinfeld". Nele, em duas histórias paralelas, o personagem George finge ser um biólogo marinho para impressionar uma mulher, enquanto Kramer brinca de tacar bolas de golfe no mar.

Na véspera da gravação, Seinfeld teve a ideia de uma bola de golfe entrar no orifício de respiração de uma baleia, obrigando George, que caminhava na praia com a mulher que tentava impressionar, a prestar socorro ao animal. "Se eu tivesse tido essa ideia no dia seguinte à gravação, teria me matado", disse Seinfeld.

Do lado pessoal, o curioso para mim na noite que presenciei é que, além de gostar muito de "Seinfeld", horas mais cedo eu passeava pelo West Side e aproveitei para visitar locais da série, como o restaurante Tom’s, cuja fachada aparece com frequência na sitcom.

Outra situação inusitada é que por pouco não perdi a apresentação surpresa. Era minha última semana de férias e eu e minha mulher estávamos em um mirante, a céu aberto, no fim da tarde.

A ideia seria ficar lá para ver o pôr do sol e contemplar o skyline de Nova York à noite, o que me faria perder ao menos metade do show —Seinfeld foi o segundo de quatro comediantes que se apresentaram. Por sorte, começou a chover, então antecipamos nossa ida para o clube de comédia.

Assim que Seinfeld saiu do palco, enviei mensagem para aquele amigo com quem havia falado sobre a hipótese de ele aparecer, que compartilhou da minha incredulidade. "Tá brincando? Meu Deus, que loucura! E a gente falou disso!".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.