Descrição de chapéu Televisão

Vaivém de audiência e ataques a Patrícia Poeta ameaçam manhãs da Globo

Com apresentadora acusada de ser antipática nas redes, novo Encontro começa a recuperar o fôlego, mas ainda sob risco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a saída de Fátima Bernardes do comando do Encontro, da Globo, o programa passou a ser liderado por Patrícia Poeta desde o início de julho.

A emissora aproveitou a mudança de apresentadora para dar uma chacoalhada em sua programação matinal. O Encontro trocou de horário com o Mais Você, que entrava no ar às 9h30. Também teve sua produção transferida do Rio de Janeiro para São Paulo, obrigando dezenas de profissionais a mudarem de cidade.

Ana Maria Braga muda de horário com o Encontro de Patrícia Poeta a partir de julho
Apesar de Patrícia Poeta ter virado alvo de críticas na internet, Encontro e Mais Você têm subido de audiência - Montagem

Poeta, por sua vez, deixou o É de Casa, exibido nas manhãs de sábado, e foi substituída por Maria Beltrão, egressa da Globo News.

Todas essas mudanças foram embaladas pela emissora como o projeto chamado "Super Manhãs". No entanto, pouco mais de um mês depois da estreia, a percepção da nova grade por boa parte do público não tinha nada de super.

Nas redes sociais, ainda é raro o dia em que Poeta não seja o alvo de uma saraivada de críticas. A apresentadora já havia entrado no lugar de Fátima Bernardes no Jornal Nacional, em 2011, e, esporadicamente, no próprio Encontro, mas nunca enfrentou uma rejeição tão grande quanto agora.

"Sem carisma", "antipática" e "fominha" são alguns dos epítetos mais comuns usados pelos fãs e haters. Além disso, Poeta não daria espaço para ninguém falar —convidados, membros da plateia e, principalmente, seu colega Manoel Soares.

A Globo foi até acusada de racismo, já que a campanha de lançamento do novo Encontro deu a entender que Poeta e Soares estariam em pé de igualdade no comando da atração. Foi só na estreia que o público descobriu que o programa passava a se chamar Encontro com Patrícia Poeta e que Manoel Soares era só um coadjuvante.

É verdade que Poeta vem mesmo atropelando quem estiver ao seu lado. A apresentadora parece preocupada em ocupar todos os espaços e reafirmar que é a dona do pedaço, como um cachorro marcando território.

Patrícia Poeta e Manoel Soares, os novos apresentadores do Encontro após saída de Fátima Bernardes
Patrícia Poeta e Manoel Soares, os novos apresentadores do Encontro após saída de Fátima Bernardes - Daniela Toviansky/Divulgação

O programa deve sair do ar entre 21 de novembro e 2 de dezembro, assim como diversos outros da Globo, para abrir espaço aos jogos da primeira fase da Copa do Mundo. Alguns colunistas de TV cogitaram que Poeta teria de se firmar até lá, sob o risco de não voltar mais.

O Mais Você tampouco teve um início fácil no novo horário. Uma das razões alegadas para a mudança foi deixar o programa mais próximo da hora do almoço, já que as receitas culinárias são um de seus pilares. Mas são muitas as reclamações de quem diz não ter mais tempo de providenciar os ingredientes para preparar as receitas a tempo.

Além disso, circularam rumores de desentendimentos entre Ana Maria e Fábio Caniatto, o intérprete de Louro Mané, a nova mascote da atração. A apresentadora teria criticado o ator em frente de toda a equipe, fazendo com que ele deixasse o estúdio aos prantos.

Os boatos foram prontamente desmentidos por ambos. Ana Maria Braga, inclusive, tocou no assunto durante o programa de 18 de julho, garantindo que nunca houve um atrito sério entre ela e Caniatto. O fato é que a apresentadora e a mascote estão afinando a relação —os desencontros no ar se tornaram menos comuns.

Já o É de Casa tem sido elogiado, especialmente por causa de Maria Beltrão. Espectadores que não conheciam a jornalista vêm se encantando com seu estilo espontâneo.

É sempre bom lembrar que a internet não é um reflexo fiel da vida real. A quantas anda a audiência das "Super Manhãs", em meio a tantas pedradas?

No dia da estreia, o Encontro perdeu 10% de seu público, em relação à segunda anterior. O Mais Você sofreu uma queda de 6,6%. Mesmo assim, ambos se mantiveram na liderança de seus horários, e foram alcançando números melhores nas semanas seguintes.

Procurada, a emissora respondeu por meio de Amauri Soares, diretor da TV Globo e ex-marido de Patrícia Poeta. "O retorno que temos recebido do público, os números de audiência e os resultados comerciais mostram que estamos no caminho certo", afirma ele. "No mês de estreia, a audiência foi crescente mesmo diante de cenário pouco favorável no horário por causa do período de férias escolares. Em agosto, a tendência de alta se confirmou."

É verdade. No dia 5 de agosto, o Encontro repercutiu a morte de Jô Soares e cravou uma média de oito pontos na Grande São Paulo (cada ponto na região metropolitana da capital paulista equivale a 205.755 espectadores). Na segunda-feira seguinte, dia 8, segundo o Kantar Ibope, o programa teve a maior audiência de sua história até então, chegando a picos de nove pontos.

A pauta foi dominada pelo assassinato do lutador Leandro Lo e da morte do rapaz atropelado pelo modelo Bruno Krupp. A alta ainda beneficiou o Mais Você, que teve média de 8,7 pontos.

O recorde foi quebrado já no dia seguinte, quando o Encontro teve média de 8,8 pontos e o Mais Você, de nove. Desde então, a ênfase no noticiário policial vem garantindo boas audiências ao Encontro. Na quinta-feira passada, o programa marcou 8,6 pontos na Grande São Paulo, e o Mais Você, 8,2 pontos. Esses resultados são cerca de dois pontos superiores aos que as atrações atingiam em junho, antes das mudanças de horário.

O projeto "Super Manhãs" parece ter passado pelas mesmas vicissitudes que o Encontro com Fátima Bernardes enfrentou logo após sua estreia, há dez anos. As primeiras edições tiveram resultados aquém do esperado, e o programa passou por diversos ajustes até se consolidar.

Resta saber se os números se manterão no patamar atual e se a cobertura policial é mesmo a solução. Assunto, infelizmente, não deve faltar —crimes violentos não são exatamente raros no Brasil de hoje.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.