Descrição de chapéu Filmes

'Eu me senti paralisado', diz ator que acusa Kevin Spacey de agressão sexual

Anthony Rapp depôs no julgamento do astro de Hollywood, no qual disse que teria sofrido abuso aos 14 anos de idade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | AFP

"Me senti paralisado", disse o ator Anthony Rapp, com a voz trêmula, ao relembrar na quarta-feira, em um tribunal de Manhattan, em Nova York, a agressão sexual que alega ter sofrido em 1986, quando tinha 14 anos, e que teria sido cometida pelo astro de Hollywood Kevin Spacey. Ele reivindica uma quantia de US$ 40 milhões, ou cerca de R$ 200 milhões, por danos morais.

Anthony Rapp e Kevin Spacey - AFP

Após explicar como conheceu Kevin Spacey, ganhador de dois troféus do Oscar, por "Os Suspeitos" e "Beleza Americana", Rapp contou que foi convidado para uma reunião entre amigos no estúdio do ator em Nova York.

Os dois haviam se conhecido alguns dias antes, ao fim de uma gravação da qual Spacey participava, quando Rapp e um amigo, o também ator John Barrowman, então com 18 anos, foram cumprimentar o elenco. O protagonista de "House of Cards" convidou ambos para jantar e depois beber em uma boate.

Depois, Spacey teria convidado os amigos para irem a seu estúdio em Manhattan com mais pessoas. Como Barrowman já havia retornado a Illinois, seu estado natal, apenas Rapp compareceu. Ele diz que, como não conhecia nenhum dos presentes, foi a um quarto para assistir à televisão.

"Estava sentado em uma borda da cama quando vi Kevin Spacey entrar", disse. "Tinha os olhos vidrados e me disse que estava bêbado. Todo mundo já havia ido embora", contou Rapp diante do juiz responsável pelo caso, Lewis Kaplan.

"Ele chegou um pouco cambaleante, me levantou como um noivo faz com a noiva e me colocou na cama."

Spacey teria deitado ao lado do jovem, colocado seus braços ao seu redor e pressionado a virilha contra o corpo do adolescente. "Senti que esse momento foi muito longo. Me senti paralisado", contou com a voz embargada.

Após fugir sem dizer uma palavra, Rapp se escondeu no banheiro, que diz ter considerado um lugar seguro, antes de decidir ir embora. Na porta, o anfitrião perguntou se ele tinha certeza de que queria sair do local.

"Não me lembro da resposta, só pensava que queria ir embora", contou. Apesar da experiência que caracterizou como "perturbadora e amedrontadora", o protagonista da série "Star Trek: Discovery" afirmou não ter contado nada para a sua mãe à época porque não queria falar sobre sexo com ela. Acrescentou que não a queria preocupar e tampouco havia compreendido àquela altura que o fato se tratava de um crime.

A primeira testemunha apresentada pelos advogados de Rapp foi um homem que havia trabalhado no mundo do teatro e do cinema, Andrew Holzman, que também se apresentou como vítima de uma agressão sexual cometida por Spacey em 1981, mas a acusação já prescreveu.

Kevin Spacey, de 63 anos, desapareceu das telas e dos palcos desde que foi um dos primeiros artistas arrastados pela onda global do movimento MeToo, há cinco anos, em outubro de 2017.

O caso de Rapp não é o único que Spacey enfrenta na Justiça. Em Londres, ele é acusado de agressão sexual contra três homens entre março de 2005 e abril de 2013, quando era diretor de teatro. Em julho, o ator disse ser inocente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.