Assinantes do Clube Folha têm desconto em falas do Fronteiras do Pensamento

Inscritos podem ver pela metade do preço as conferências de nomes como Marcelo Gleiser e Élisabeth Roudinesco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Fronteiras do Pensamento, que acaba de encerrar seu mais recente ciclo de palestras, vai disponibilizar para assinantes do Clube Folha por metade do preço todas as 12 conferências deste ano. A promoção vai até 18 de janeiro.

A parceria oferece uma promoção exclusiva aos inscritos no programa, que poderão assistir online às palestras internacionais que aconteceram este ano, versando sobre como a tecnologia tem afetado a subjetividade e as relações sociais do nosso tempo.

homem branco fala em microfone de terno
O físico Marcelo Gleiser durante palestra no Fronteiras do Pensamento 2022 - Fronteiras do Pensamento/Divulgação

O Clube Folha é um programa de benefícios exclusivo para assinantes da Folha, que oferece descontos em estabelecimentos como restaurantes e bares, além de vantagens em segmentos como cultura, turismo e bem-estar.

A mesa que abriu presencialmente o ciclo do Fronteiras do Pensamento trouxe os biólogos Natalia Pasternak e Stuart Firestein, que debateram o alcance da desinformação via meios digitais e como ela tem conseguido demolir certezas construídas pela ciência, como a vacinação de crianças.

Firestein ressaltou, por outro lado, que isso não deve significar que a ciência seja pautada por certezas inquebrantáveis, mas pela dúvida e busca constante de aperfeiçoamento.

No segundo encontro, o francês Frédéric Martel discutiu como países fechados como Rússia e China impedem que a internet se torne uma ferramenta verdadeiramente global. Ele defende observar os fluxos digitais como bolhas, não como uma rede uniforme.

O americano Steven Johnson dedicou sua palestra de setembro a pensar as inovações humanas e a figura do gênio, que procurou desmistificar, reforçando que os avanços tecnológicos são muito mais decorrentes de esforços coletivos que individuais.

Na conferência seguinte, o francês Luc Ferry discutiu os aspectos ambientais das inovações, com uma defesa enfática da corrente ecomodernista —filosofia que procura aliar tecnologia e defesa da biodiversidade, ao invés de enxergar uma como contraposta à outra.

A historiadora e psicanalista Élisabeth Roudinesco fez sua palestra por videoconferência, após precisar cancelar a vinda ao Brasil. Sua fala se voltou a criticar o radicalismo de direita que, segundo ela, faz crescer o racismo e a homofobia ao redor do mundo com o uso de novos meios de comunicação.

Para encerrar o ciclo, o físico brasileiro Marcelo Gleiser discutiu a reinvenção do ser humano na era digital, apontando que o conhecimento científico provocou avanços ao mesmo tempo em que afastou homens e mulheres de uma essência natural a que é importante retornar.

É preciso entender a existência como um grande mistério, segundo o professor da Dartmouth College, nos Estados Unidos, que também alfinetou o novo dono do Twitter, Elon Musk, afirmando que ele devia "ir para Marte e ficar lá".

Os assinantes do Clube Folha também têm acesso a outras seis palestras que foram feitas virtualmente durante o ano. Os convidados são os escritores Martha Gabriel e Rodrigo Petrônio, a cientista Mayana Zatz, o economista Jorge Caldeira, o neurocientista Sidarta Ribeiro e a psicanalista Maria Homem, colunista deste jornal.

Fronteiras do Pensamento - Tecnologias para a Vida e Clube Folha

  • Quando Conferências disponíveis de 18 de novembro a 18 de janeiro
  • Telefone (11) 93775-5752
  • Preço Valor exclusivo Clube Folha com 50% de desconto, de R$ 948 por R$ 474
  • Onde saber mais fronteiras.com/temporada
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.