Will Smith e tapa no Oscar podem afundar blockbuster 'Emancipation', teme diretor

Filme sobre brutalidade da escravidão chega às telas da plataforma de streaming Apple TV+ na próxima sexta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Antoine Fuqua já tinha um grande desafio para dirigir "Emancipation – Uma História de Liberdade", um filme sobre a brutalidade da escravidão ambientado em uma zona pantanosa do estado americano de Louisiana. E, como se isso fosse pouco, seu protagonista, Will Smith, deu um tapa em Chris Rock na última cerimônia do Oscar.

Will Smith recebe o Oscar de Melhor Ator por 'King Charles' - AFP

Apesar das especulações de que a Apple adiaria o lançamento até que a poeira baixasse, o filme chega aos cinemas neste fim de semana, e à plataforma de streaming Apple TV+ na próxima sexta-feira. O medo de um boicote prevalece. "Claro que me preocupa", disse Fuqua à AFP.

"Will Smith tem sido, diante de todos nós, um cara do bem há 37 anos", disse o diretor de "Dia de Treinamento". "Espero que tenhamos mais compaixão em nossos corações para, pelo menos, ver seu trabalho, porque sua atuação no filme foi assombrosa. Todos fizeram um bom trabalho", disse.

"Emancipation" é inspirado na história de um homem negro que enfrentou enormes obstáculos para escapar da escravidão durante a Guerra Civil Americana, no século 19.

No filme, Peter, papel de Will Smith, se tornou um símbolo dos horrores da escravidão depois que uma fotografia de suas costas nuas, com cicatrizes atrozes das chicotadas em plantações de algodão, rodou o mundo.

Pouco se sabe desse homem, que Smith interpreta em uma difícil fuga de traficantes de escravos sádicos, atravessando os pântanos de Louisiana, infestados de jacarés e cobras, para conquistar a liberdade para ele e sua família.

"Um filme muito difícil de fazer", reconheceu Smith na última quarta-feira, na estreia mundial em Los Angeles.

Sua atuação recebeu elogios, mas os críticos debatem se é muito cedo para um retorno, apenas oito meses após o ataque na cerimônia de gala do Oscar. Smith, de 54 anos, renunciou à Academia depois dar um tapa em Chris Rock no palco, reagindo à piada feita pelo comediante sobre a queda de cabelo de sua mulher, Jada Pinkett Smith.

Depois do ataque, a Academia vetou a presença de Smith na cerimônia do Oscar por uma década, embora isso não o impeça de ser indicado e até mesmo de ganhar uma estatueta.

Na tentativa de reabilitar sua imagem, o ator pediu desculpas nas redes sociais e, em recente aparição no talk show de Trevor Noah, Smith disse que estava "passando por algumas coisas naquela noite" e "perdeu o controle".

Fuqua não tem meias palavras sobre o ataque. "Foi errado", disse, mas acrescentou que "Will é um cara legal" e que o apoia. "Estive com ele por alguns anos. Estive com ele nos pântanos, e ele não reclamou uma única vez", completou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.