Descrição de chapéu Filmes

Alec Baldwin será acusado por homicídio culposo após tiro fatal em set de 'Rust'

Promotoras anunciaram que vão acusar o ator criminalmente por disparo que matou diretora de fotografia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O ator Alec Baldwin será acusado de homicídio culposo por tiro fatal em set do filme de faroteste "Rust', definiram as promotoras Mary Carmack-Altwies e Andrea Reeb na manhã desta quinta-feira. Hannah Gutierrez-Reed, que cuidava das armas no set, também deverá responder à Justiça.

"Depois de uma análise completa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de 'Rust'", disse a primeira promotora judicial do Novo México, Mary Carmack-Altwies.

alec baldwin
O ator Alec Baldwin em evento de gala em dezembro - Angela Weiss/AFP

Em comunicado na quarta-feira, autoridades do estado do Novo México, nos Estados Unidos, haviam anunciado que decidiriam se vão abrir processos criminais contra o ator Alec Baldwin ou outros envolvidos no caso do tiro acidental que matou uma diretora de fotografia no set do longa.

Sobre a decisão, o advogado do ator, Luke Nikas, responde que a solução é um "terrível erro judiciário", alegando que ela "distorce a trágica morte" da profissional. "O Sr. Baldwin não tinha motivos para acreditar que havia uma 'bala viva' na arma —ou em qualquer lugar no set de filmagem. Ele confiou nos profissionais com quem trabalhou, que lhe garantiram que a arma não tinha balas vivas. Vamos lutar contra isso acusações, e vamos vencer."

Já a equipe jurídica da armeira Hannah Gutierrez-Reed definiu a decisão como falha e imprecisa, e também afirmam que vão "trazer toda a verdade à luz."

A diretora de fotografia Halyna Hutchins foi morta e o diretor Joel Souza foi ferido quando uma arma que Baldwin estava usando durante um ensaio em outubro de 2021 disparou uma bala real. O filme estava sendo filmado no Bonanza Creek Ranch, nos arredores de Santa Fé, Novo México.

O ator de "30 Rock" e "Saturday Night Live", que também atuou como produtor em "Rust", negou a responsabilidade pelo tiro.

Baldwin disse que foi informado de que a arma estava "fria", um termo da indústria que significa que era segura para usar, e que ele não puxou o gatilho. Ele processou membros da equipe por negligência.

Um teste forense do FBI do revólver de ação única que Baldwin estava usando descobriu que ele "funcionava normalmente" e não disparava sem que o gatilho fosse puxado.

As autoridades têm tentado determinar como uma bala real chegou ao set de filmagem.

A família de Hutchins resolveu um processo de homicídio culposo contra Baldwin e outros produtores no ano passado. Pelo acordo, as filmagens devem ser retomadas neste mês, com o marido de Hutchins atuando como produtor executivo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.