Regina Duarte propaga fake news e compara ginásio da PF a campo de concentração

Publicação compartilhada pela atriz bolsonarista diz que judeus se 'sujeitaram mansamente' ao genocídio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A atriz Regina Duarte voltou a compartilhar desinformação em suas redes sociais. Em uma publicação desta terça-feira, reproduziu um vídeo que compara a situação do Brasil com uma suposta submissão dos judeus ao Holocausto.

A autora do vídeo diz que o Brasil se submete ao que chama de "desmandos" do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. "Estamos há três anos achando que as coisas vão melhorar, e as coisas estão ficando cada vez piores", diz.

Regina Duarte em seu Instagram
Regina Duarte em seu Instagram - @reginaduarte no Instagram

O vídeo é da bolsonarista Eliane Benatti, que, assim como Regina Duarte, se identifica como conservadora. Na legenda da publicação, Duarte disse que educação, informação e comunicação são as "boias de salvação" diante do "terror que pode se avizinhar".

Na publicação, Benatti conta sobre uma vez que dava uma aula para uma turma de medicina veterinária. Questionados sobre o que havia sido o Holocausto, os alunos não sabiam ou acreditavam que se tratava de uma ficção. Holocausto foi o massacre de milhões de judeus na Alemanha nazista, regime de extrema direita comandado por Adolf Hitler.

"Agora eu entendo porque é que os judeus se sujeitaram mansamente ao que aconteceu com eles até chegar ao genocídio", diz Benatti, comparando essa suposta submissão a uma postura parecida dos brasileiros diante dos poderes da República. Veja a transcrição na íntegra.

"Bom dia, pessoal. Alguns anos atrás estava lecionando para uma turma de medicina veterinária e perguntei para eles se eles sabiam o que havia sido o Holocausto, e eles não sabiam. Aqueles que sabiam achavam que se tratava de ficção científica de Hollywood. Eu estou traçando esse paralelo entre o Holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial e o que está acontecendo agora, não porque eu acho que os dois estão no mesmo patamar de gravidade, óbvio que não, mas para dizer para vocês que agora eu entendo porque é que os judeus se sujeitaram mansamente ao que aconteceu com eles até chegar ao genocídio. É o que acontece conosco hoje. Nós estamos há três anos nos submetendo aos desmandos do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, achando que as coisas vão melhorar e as coisas estão ficando cada vez piores."

Há um segundo vídeo no perfil de Eliane Benatti que não foi compartilhado por Regina Duarte e dá sequência ao compartilhado. Nele, Benatti diz que a prisão de manifestantes golpistas em Brasília configura um "estado de exceção", que possibilitaria que o governo fizesse qualquer coisa. A informação é falsa e deve partir de uma má interpretação da autorização da atuação da Força Nacional em Brasília.

A extremista ainda incentiva que seus seguidores lutem "com as armas que têm", seja um estilingue ou uma "arma perigosa", e diz que ela luta usando sua conta do Instagram.

Nesta quarta-feira, a atriz voltou a propagar desinformação nas redes, comparando o ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal, em que os golpistas estão presos, aos campos de concentração do regime nazista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.