Margareth Menezes e técnicos do Iphan discutem como restaurar patrimônio

Levantamento e identificação de danos começa nesta terça-feira após liberação da perícia em cada um dos prédios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, se reuniram nesta segunda-feira para discutir o rumo do reestabelecimento dos prédios e obras danificadas por golpistas.

Senado Federal destruído após invasão de golpistas, com painel do artista Athos Bulcão ao fundo
Senado Federal destruído após invasão de golpistas, com painel do artista Athos Bulcão ao fundo - Gabriela Biló/Folhapress

Foi definido que a instituição vai ser responsável por por produzir um relatório de bens móveis e arquitetônicos que foram destruídos e levantar a equipe técnica que deve fazer a vistoria, restauração, autorização e fiscalização das futuras obras para recuperar o que foi depredado.

Técnicos do Iphan ainda propuseram que fosse criado um grupo de trabalho com o MinC, o Congresso Nacional, o Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram, a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e a Presidência da República para agilizar o processo de restauro. Na reunião, eles também começaram a debater possíveis fontes de recursos para financiar as obras, segundo o Iphan.

O levantamento e a identificação de danos pelos técnicos começam nesta terça-feira assim que os órgãos responsáveis pela perícia liberarem cada um dos espaços —Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional, Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves e o Museu Histórico de Brasília.

Menezes publicou em seu perfil no Twitter mensagens de repúdio aos golpistas. "É urgente avaliarmos os danos e começarmos a recuperação e restauro de todo o patrimônio que foi brutal e absurdamente arrasado. Um quadro de Di Cavalcanti destruído a facadas revela tamanha ignorância e violência desses atos abomináveis", escreveu.

A cantora também afirmou que Marlova Noleto, diretora e representante da sede brasileira da Unesco, se pôs à disposição para ajudar com a reforma e recuperação de tudo que foi depredado durante a invasão deste domingo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.