Descrição de chapéu achados do streaming

Veja dicas de filmes que casam com os indicados para o Oscar

Edição da newsletter Maratonar lista pares para ver no streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

As indicações ao Oscar deste ano foram anunciadas na terça (24). Enquanto alguns filmes estão disponíveis nos serviços de streaming ou nos cinemas (tem um guia aqui se para achar), outros ainda demoram um pouco para chegar ou já desapareceram no éter da internet.

Na edição de hoje, trago dicas "casadas" de filmes que, seja por temática, diretor ou protagonistas, têm relação com algum indicado ao Oscar. Se você gostou de um, certamente vai curtir o outro.

"Os Fabelmans" x "Vida Selvagem"

Causou espécie entre os experts a notícia de que Michelle Williams concorreria ao Oscar como protagonista por "Os Fabelmans". Fato é, porém, que o mais novo filme de Steven Spielberg, uma ode agridoce do cineasta a sua família, centraliza a relação do jovem Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle) com sua mãe, Mitzi. Nas mãos de Williams (em sua quinta indicação), Mitzi é vibrante, criativa e incontida, sempre tentando esticar as bordas de sua vida para comportar aquela que gostaria de ter. Dilema parecido vive a Jeanette Brinson de Carey Mulligan em "Vida Selvagem", uma mulher do meio do século passado presa a uma vida em que as escolhas disponíveis parecem se reduzir a cada curva. O diretor, Paul Dano (que também interpreta Burt, o pai, em "Os Fabelmans"), falou em entrevistas sobre como "Vida Selvagem", adaptação do livro de Richard Ford, lhe ajudou a revisitar e compreender a complicada relação de seus pais e a sua própria com eles —como faz Spielberg em "Os Fabelmans".

"Os Fabelmans": Em cartaz nos cinemas (151 min.)

"Vida Selvagem": Disponível para aluguel em Google Play, Claro Vídeo, Prime Video e AppleTV+ (105 min.)

"Tár" x "De Olhos Bem Fechados"

O último filme de Stanley Kubrick mostra o médico William Harford (Tom Cruise) perdendo o pé da realidade após revelações feitas por sua esposa (Nicole Kidman) em torno de sua vida sexual. Algo parecido acontece com Lydia Tár (Cate Blanchett), a protagonista do filme mais recente de Todd Field, ainda que este se passe numa realidade tão próxima da nossa que há quem tenha saído do cinema achando que a maestro (como ela prefere ser chamada) é real. Não à toa os filmes compartilham uma aura sobrenatural e decisões estilísticas: Field interpreta o pianista Nick Nightingale em "De Olhos Bem Fechados", e pôde acompanhar de perto o tortuoso processo de Kubrick ao longo de meses de filmagem. E mais: Blanchett também participa dos dois filmes —ela empresta a voz a uma das figuras misteriosas que Harford encontra em sua noite muito louca.

"Tár": Nos cinemas (158 min.)

"De Olhos Bem Fechados": HBOMax (159 min.)

"Aftersun" x "Pequena Mamãe"

Tanto "Aftersun", de Charlotte Wells, quanto "Pequena Mamãe", de Céline Sciamma, são, em seu núcleo duro, histórias sobre a impossibilidade de conhecermos inteiramente nossos pais. Mas ambos revestem esse núcleo duro de ternura. Em "Aftersun", Paul Mescal é Calum, 30 e poucos, o jovem pai de Sophie (Frankie Corio), 11. Em meio às cenas de pai e filha de férias em um resort na Turquia nos anos 1990, flashes nos indicam que o futuro dessa relação desajeitada e doce não permaneceria tão simples quanto a "Macarena" dançada pelos funcionários do hotel. Já em "Pequena Mamãe", Nelly (Joséphine Sanz), 8, acompanha a mãe na limpeza da casa da avó recém-falecida. Brincando no bosque atrás da casa, após a mãe, enlutada, ir embora e deixá-la com o pai, Nelly conhece uma garota da sua mesma idade, Marion (Gabrielle Sanz). A conexão entre as duas, delicadamente revelada, abre a Nelly as portas de uma relação até então envolta em um mistério cotidiano.

"Aftersun": Em cartaz nos cinemas e disponível na Mubi (102 min.)

"Pequena Mamãe": Prime Video (72 min.)

Cenas do filme Pequena Mamãe (Petite Maman) com Nelly (Joséphine Sanz) - Divulgação

"Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" x "Um Cadáver Para Sobreviver"

Talvez seja trapaça recomendar pela conexão dois filmes dos mesmos diretores, mas: 1) sou eu quem faço as regras desta newsletter agora e portanto posso trapacear, e 2) não há muita gente por aí fazendo o que fazem os Daniels, dupla de cineastas por trás destes dois títulos. Favorito de muitos ao Oscar de Melhor Filme, "Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" é uma viagem por múltiplos universos paralelos em torno do buraco de um bagel onde estão Evelyn Wang (Michelle Yeoh), a infeliz dona de uma lavanderia; sua filha, Joy (Stephanie Hsu), a decepção familiar; e seu marido, o sofredor Waymond (Ke Huy Quan). Tentar explicar mais da história seria um exercício fútil. "Um Cadáver Para Sobreviver", por sua vez, exige ainda mais disposição do espectador: Hank (Paul Dano, ele de novo) se descobre sozinho numa ilha após um naufrágio. Quer dizer, sozinho não, já que ele logo encontra Manny (Daniel Radcliffe), um cadáver com poderes especiais (como flatos potentes o bastante para servir como um motor de barco), que vira sua grande companhia e única esperança para voltar para casa. "Cadáver..." morre na praia, mas passa por tantos lugares e coisas inimagináveis que faz valer a viagem.

"Tudo ao Mesmo Tempo Agora": Em cartaz nos cinemas e disponível para locação no Prime Video e na AppleTV+ (139 min.)

"Um Cadáver Para Sobreviver": HBOMax (97 min.)

"Top Gun: Maverick" x "RRR - Revolta, Rebelião, Revolução"

Trapaceio aqui de outro modo: recomendo dois filmes indicados ao Oscar! Se as aventuras testosteronizadas de Pete "Maverick" Mitchell (Tom Cruise) e seus aprendizes fizeram subir a octanagem nas suas veias, "RRR" vai fazê-lo considerar sair na mão com um tigre ou estapear um inglês. Tão ou mais propagandista que "Top Gun: Maverick", o fenômeno global de S.S. Rajamouli pinta os imperialistas britânicos como vilões caricatos desafiados por dois heróis que formam uma amizade inesperada. Um épico de mais de três horas (assista em três partes, se conseguir parar; os atos são bem divididos) fez vibrar espectadores pelo mundo, em um lançamento um pouco escondido pela Netflix. Não escolhido para representar a Índia no Oscar de filme internacional, o longa ganhou uma campanha por outras categorias após seu sucesso boca a boca. E deixo um desafio: tente não dançar junto com "Naatu Naatu", a canção indicada ao prêmio da Academia.

"Top Gun: Maverick": Disponível na Paramount+ (130 min.)

"RRR - Revolta, Rebelião, Revolução": Netflix (187 min.)

O que tem de novo

"Todo Dia a Mesma Noite"

Minissérie da Netflix sobre a tragédia da boate Kiss, que completa dez anos nesta sexta (27).

Netflix, cinco episódios de 45 min. cada um

"Casamento Armado"

Comédia romântica em que Jennifer Lopez e Josh Duhamel (substituindo o polêmico Armie Hammer) interpretam um casal às vésperas do casamento em um local paradisíaco. Em meio às usuais inseguranças pré-casório, a festa é toda feita refém por bandidos e os noivos precisam salvar suas famílias. Com Sonia Braga.

Prime Video (100 min.) estreia nesta sexta (27)

"Certas Pessoas"

Nova comédia com Jonah Hill e Eddie Murphy e um elenco (talvez desnecessariamente) recheado de talentos que, pelo trailer, parece ser um "Adivinhe Quem Vem Para Jantar" millennial (apesar de já haver uma versão de "Adivinhe Quem Vem Para Jantar" que só millennials vão lembrar).

Netflix (117 min.) estreia nesta sexta (27)

Veja antes que seja tarde

"Homem-Aranha"

Não aquele, nem aquele outro, mas o primeiro dos homens-aranha, com Tobey Maguire como o seu amigo da vizinhança, em filme dirigido por Sam Raimi, lançado em 2002, deixa a HBOMax no fim de janeiro.

HBOMax (120 min.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.