Descrição de chapéu Filmes Festival de Berlim

Comédia com Peter Dinklage e Anne Hathaway se opõe à abertura política da Berlinale

Filme de Rebecca Miller, tipicamente hollywoodiano, foi exibido após participação de Volodimir Zelenski no festival alemão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim

Com a exibição do filme "She Came to Me", de Rebecca Miller, e uma cerimônia de abertura que teve a participação virtual do presidente ucraniano Volodimir Zelenski, o festival de cinema de Berlim começou na noite desta quinta-feira.

Zelenski falou via videoconferência após o apresentador receber no palco Sean Penn, que dirigiu e apresenta na Berlinale o documentário "Superpower", a respeito da invasão da Ucrânia pela Rússia há um ano. "O cinema deveria estar fora da política? Essa é uma eterna questão, que voltou a ser extraordinariamente relevante", questionou o presidente.

Peter Dinklage em cena do filme 'She Came to Me', filme de abertura do Festival de Berlim 2023
Peter Dinklage em cena do filme 'She Came to Me', filme de abertura do Festival de Berlim 2023 - Divulgação

"Hoje, a Ucrânia é a fortaleza, uma fortaleza que resiste há quase um ano, que protege a si mesma, à Europa e ao mundo, uma fortaleza definitiva que vai ficar de pé e vai vencer. Eu sei e eu acredito nisso. E todos vocês serão convencidos disso depois de ver o nosso ‘Superpower’ [ou superforça], a superforça da Ucrânia. Glória para a Ucrânia", disse.

Na parte final do evento, a atriz iraniana Golshifteh Farahani, que faz parte do júri internacional presidido pela também atriz Kristen Stewart, foi ainda mais incisiva ao lembrar a situação das manifestações do povo de seu país contra o repressivo regime religioso do aiatolá Khamenei.

Os protestos, que já duram seis meses, começaram após a morte de uma jovem de 22 anos, detida por usar incorretamente o véu e morta na prisão. Mais de 500 pessoas já morreram.

"Precisamos de todos vocês", disse Farahani, que atuou em "Paterson", de 2016, de Jim Jarmusch, e "Rede de Mentiras", longa de 2008 de Ridley Scott. "Precisamos que vocês fiquem do lado certo da história, com o povo iraniano e contra o regime. Esse regime vai cair. Nós só precisamos de todos vocês."

O filme de abertura, por outro lado, é uma comédia de erros típica de Hollywood, com pessoas que mudam de vida ao se apaixonar e na qual todos os seus dramas são resolvidos no final e de forma satisfatória.

Conforme contou na entrevista coletiva, a diretora Rebecca Miller partiu da ideia de alguém com bloqueio criativo que encontra outra pessoa que muda sua vida. Essa pessoa é o compositor de ópera Steven, vivido por Peter Dinklage —da série "Game of Thrones"— e "She Came to Me" conta com o trunfo de ter o ator escalado para um papel de um homem comum, e não de alguém com nanismo.

Casado com uma terapeuta, papel de Anne Hathaway, que tem mania de limpeza, Steven tem dificuldades de escrever sua próxima peça até que conhece e tem um caso com a capitã de um barco, vivida por Marisa Tomei. O encontro rende a ele o fim do bloqueio, mas abre todo um novo problema com relação à traição conjugal.

Peter Dinklage e Anne Hathaway no filme 'She Came to Me'
Peter Dinklage e Anne Hathaway no filme 'She Came to Me' - Divulgação

"Esse papel é exatamente o que eu precisava agora, porque nós, atores, muitas vezes esperamos sentados até que outros nos chamem. Quero dizer, nós não criamos sozinhos, não podemos fazer isso. Escritores escrevem, pintores pintam e músicos tocam sua música, mas nós precisamos dos outros", disse agradecendo à diretora.

Questionada se seu coração bate mais forte por filmes independentes —que não são projetos de grandes estúdios e constituem a razão de ser da maioria dos festivais de cinema, como a Berlinale—, Anne Hathaway disse que não especificamente.

"Não só por independentes. Meu coração bate por qualquer filme. Sou uma viciada em cinema, e é importante que exista de todos os tipos", afirmou a estrela.

Ao mesmo tempo em que Steven se vê às voltas com as duas mulheres, seu enteado de 18 anos namora uma colega da escola de 16. Quando o supercareta pai dela vê fotos do casal nu, resolve levar o rapaz à Justiça por estupro de menor. Nesse momento, o filme se encaminha para a franca tragédia, mas mais não é possível dizer, sob o risco de revelação do final do filme.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.