Descrição de chapéu Artes Cênicas

Festival de Curitiba terá 'Hamlet' de atores com síndrome de Down

Ao todo, serão mais de 350 atrações em 70 espaços da cidade e região metropolitana, com peças nacionais e estrangeiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Festival de Curitiba, tradicional mostra de teatro que neste ano acontece de 27 de março a 9 de abril, será aberto por uma montagem de "Hamlet", de William Shakespeare, encenada, no Guairão, por atores com síndrome de Down, do Teatro La Plaza, do Peru.

Hamlet, encenado pelo Teatro La Plaza
Hamlet, encenado pelo Teatro La Plaza - Teatro La Plaza

O mesmo palco vai receber o trabalho mais recente da atriz Vera Holtz, intitulado "Ficções", inspirado no livro "Sapiens", do historiador Yuval Noah Harari. Já Eliane Giardini e Marcos Caruso se apresentam com "Intimidade Indecente", sucesso de bilheteria no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Também serão encenados "Gaslight — Uma Relação Tóxica", último trabalho de Jô Soares, "O Bem Amado Musicado", com letras e músicas de Zeca Baleiro e Newton Moreno, e o Grupo Corpo trará duas coreografias para o festival, "Breu e Primavera".

Já o Guairinha, recebe o espetáculo "O Tempo e a Sala", com a atriz Simone Spoladore, e "A Invenção do Nordeste", que problematiza a temática da identidade nacional. No Teatro da Reitoria, estará em cartaz "c h ãO", da dupla Marcela Levy e Lucía Russo, e "Cárcere ou Porque As Mulheres Viram Búfalos", da Companhia de Teatro de Heliópolis, que promeve uma reflexão sobre o encarceramento em massa da população negra brasileira.

Por fim, o Teatro Zé Maria recebe "Stabat Mater", de Janaína Leite, que transita entre múltiplas linguagens para desconstruir a ideia patriarcal de feminilidade. No mesmo palco, estreia "Adoráveis Transgressões", cabaré selvático a partir da obra de Copi e Leonarda Glück. "Brenda Lee e o Palácio das Princesas" segue a temática LGBTQIA+, contando a história do "anjo da guarda das travestis".

Ao todo, são mais de 350 atrações em 70 espaços de Curitiba e região metropolitana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.