Descrição de chapéu Artes Cênicas

Theatro Municipal pode ter troca de comando depois de crise com a OS Sustenidos

Em decisão unânime, colegiado deu 30 dias para realização de novo edital para administração da casa de espetáculos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal de Contas do Município solicitou por unanimidade, em sessão plenária nesta terça-feira, que a Fundação Theatro Municipal realize novo edital para a escolha de uma organização social de cultura para gerir o teatro.

Theatro Municipal de São Paulo - Folhapress

Em seu voto, o relator conselheiro Domingos Dissei deu 30 dias para que a fundação informe ao TCM as medidas tomadas para o novo chamamento. Uma reportagem da Folha mostrou, no mês passado, a crise do Municipal, que agora tem um déficit de R$ 13 milhões previsto para o orçamento deste ano.

Ameaçados por uma onda de demissões, os funcionários denunciaram a má gestão da Sustenidos, atual organização social de cultura à frente do teatro. Recusando um recurso apresentado pela Sustenidos e outro pela fundação, Dissei lembrou, em seu voto, diversos motivos que levaram à aplicação de multas à atual administradora.

Entre eles, "o não cumprimento das metas de produção, a não observação de boas práticas para a economicidade para agendamento de hospedagens, alteração sem aviso prévio à Fundação Theatro Municipal de São Paulo do quadro de cargos compartilhados, não envio da integralidade da relação de contratos e reiteradas prorrogações do prazo de ocupação da Praça das Artes".

Em agosto de 2021, o Instituto Baccarelli, que estava na competição para gerir o Municipal, realizou uma representação no TCM questionando a vitória da Sustenidos. Quatro meses depois, o TCM considerou, também por unanimidade, a representação parcialmente procedente, apontando conduta indevida da comissão de seleção escolhida pelo teatro.

A Sustenidos administra o Municipal desde abril de 2020. Antes conhecida como Projeto Guri, por estar à frente do programa social no interior de São Paulo, a organização social mudou de nome e reposicionou sua marca um ano antes de entrar no edital para administrar o teatro.

Além do Instituto Baccareli, a Sustenidos disputava a gestão com a Santa Marcelina, que administra o Theatro São Pedro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.