Descrição de chapéu Filmes Globo de Ouro

No Oscar, saiba por que 'Tudo em Todo o Lugar' é o favorito para levar o prêmio

Globo de Ouro e Bafta também antecipam a disputa, que ainda tem 'Nada de Novo no Front' e 'Banshees de Inisherin' fortes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o Oscar se aproximando, todas as premiações paralelas que ajudam a prever quais são as chances de cada filme na grande festa de Hollywood já entregaram seus troféus. Até aqui, a percepção é de que "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" vai dominar a cerimônia de domingo (12), que acontece a partir das 21h do horário de Brasília.

Michelle Yeoh no filme "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" - Divulgação

Além de ter saído à frente com 11 indicações, o que já aponta para um favoritismo, o longa sobre multiversos dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert tem ainda ao seu lado os prêmios entregues pelos sindicatos da indústria audiovisual americana.

Neles, os membros de cada associação votam em seus preferidos –os roteiristas elegem os melhores roteiros, por exemplo, e os atores, as atuações. Como os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que entrega o Oscar, são os mesmos dos sindicatos, essas cerimônias acabam formando um grande e confiável termômetro.

As principais premiações de sindicatos são o DGA, o PGA e o SAG, destinados a diretores, produtores e atores, nesta ordem. "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" saiu vitorioso dos três, embolsando prêmios de melhor direção, filme e elenco, respectivamente. No último, ainda levou atriz, para Michelle Yeoh, atriz coadjuvante, para Jamie Lee Curtis, e ator coadjuvante, para Ke Huy Quan.

No total, porém, são 13 os grandes sindicatos que ajudam a prever a corrida. Integram a lista as associações de montadores, diretores de arte, diretores de fotografia, técnicos de som, editores de som, figurinistas, diretores de elenco, cabeleireiros e maquiadores, técnicos de efeitos especiais e roteiristas.

"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" foi premiado em dez sindicatos. Só ficou de fora das festas de técnicos de som, diretores de fotografia e técnicos de efeitos especiais. É muito provável, portanto, que o filme embolse alguns prêmios técnicos, além dos principais nos quais, até agora, ele parece ter preferência.

Também estiveram a favor do longa outras premiações hollywoodianas, como o Globo de Ouro e o Spirit, destinado a filmes independentes, onde bateu recorde. "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" dominou ambas, levando os troféus de melhor filme de comédia e melhor filme, respectivamente, além de outras categorias.

Ainda é cedo, no entanto, para a trama cantar vitória, em especial nas disputas de direção, que Steven Spielberg venceu no Globo de Ouro com "Os Fabelmans", atriz principal, na qual Yeoh e Cate Blanchett, de "Tár", disputam a tapa, e atriz coadjuvante, que também parece indecisa entre Lee Curtis e Angela Bassett, que era, até o SAG Awards, a grande favorita por "Pantera Negra: Wakanda para Sempre".

Em ator principal, Brendan Fraser, de "A Baleia", e Austin Butler, de "Elvis", também vão disputar até o último minuto. O primeiro venceu o SAG e o Critics Choice Award, mas o segundo tem o Bafta e o Globo de Ouro ao seu lado.

Isso não deve influenciar no caminho que especialistas e casas de apostas projetam para "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" na corrida de melhor filme. Até agora, seus principais adversários são "Os Banshees de Inisherin", "Os Fabelmans" e "Nada de Novo no Front".

O primeiro, irlandês que fala sobre uma amizade desfeita, era no começo da temporada o principal adversário, com nove indicações ao Oscar. Mas perdeu força quando "Nada de Novo no Front" emergiu como uma suposta "escolha conservadora", capaz de bater de frente com o ritmo acelerado e a trama esquisita e moderninha de "Tudo em Todo o Lugar".

Este recebeu nove indicações também, mas desbancou o irlandês no Bafta com sete vitórias e, de indicado improvável ao Oscar, se tornou um dos queridinhos da temporada. Em termos de sindicatos, "Banshees" tem o apoio de cinco e "Nada de Novo", de três.

É no trio que a corrida de domingo parece estar centrada, embora ainda seja cedo para enterrar "Os Fabelmans". Spielberg é, afinal, um dos grandes nomes de Hollywood, e tem o Globo de Ouro de direção e de filme de drama ao seu lado, bem como o grande prêmio do Festival de Toronto, que recentemente laureou os oscarizados "Nomadland" e "Green Book: O Guia".

No placar geral da temporada, "Tudo em Todo o Lugar" lidera com 335 troféus entre todos os sindicatos, associações de críticos, festivais e prêmios paralelos. "Os Banshees" tem 127; "Top Gun: Maverick", 82; "Elvis", 71; "Tár", 66; "Avatar: O Caminho da Água", 58; "Entre Mulheres", 54; "Nada de Novo no Front", 30; "Os Fabelmans", 26, e "Triângulo da Tristeza", 20.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.