Aerosmith anuncia aposentadoria dos palcos com turnê de despedida

Após mais de 50 anos de carreira, banda divulgou que vai cair na estrada pela última vez com 40 datas na América do Norte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Aerosmith anunciou que fará uma turnê de despedida dos palcos nos próximos meses. A banda de rock informou que vai encerrar sua carreira de mais de cinco décadas em uma publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (1º).

Show da banda Aerosmith no festival Rock in Rio, no Rio de Janeiro, em 2017
Show da banda Aerosmith no festival Rock in Rio, no Rio de Janeiro, em 2017 - Eduardo Anizelli/Folhapress

Foram anunciados 40 shows, a partir de setembro deste ano, na Filadélfia, nos Estados Unidos, até junho de 2024, em Montreal, no Canadá. Chamada de "Peace Out", a turnê, que contará com shows de abertura do Black Crowes, terá um show em Boston, cidade natal da banda, no ano novo, e por enquanto não tem datas nem no Brasil nem na Europa e na Ásia.

"Depois de 50 anos, dez turnês mundiais, tocando para mais de 100 milhões de fãs… É hora de uma última vez", diz o texto publicado no perfil do Aerosmith. "Os fãs vão ver uma das mais significativas bandas americanas de rock da história pela última vez nesta imperdível turnê derradeira."

Ainda que a banda não tenha revelado se aposentadoria dos palcos se estende ao lançamento de discos e músicas, há anos o Aerosmith tem sido pouco ativo em estúdio. O último álbum do grupo, "Music From Another Dimension!", saiu em 2012.

À Associated Press, o guitarrista da banda, Joe Perry, disse que apesar de ser a turnê de despedida, ela não se limita aos 40 shows já anunciados, e novas cidades podem ser acrescentadas à lista. "Tenho a sensação de que vai continuar por um tempo", afirmou. "Mas não sei quantas vezes voltaremos às mesmas cidades. Pode ser bem possivelmente a última vez."

Perry também disse à agência de notícias que a despedida acontece também porque os membros fundadores do Aerosmith já passaram dos 70 anos, sendo o vocalista Steven Tyler, com 75, o mais velho.

"É meio que uma chance de celebrar os 50 anos em que estivemos por aí", disse Perry. "Você nunca sabe por quanto tempo mais todo mundo vai estar saudável para isso. Faz um tempo desde que fizemos uma turnê de verdade. Fizemos uma residência em Las Vegas, que foi bom. Foi divertido, mas meio que estamos ansiosos em voltar à estrada."

Além de Perry e Tyler, o Aerosmith contará com John Douglas assumindo as baquetas no lugar de Joey Kramer, o baterista da formação original da banda, que não participará dos shows. Ele teve que abrir mão da turnê para dedicar sua atenção à sua família e saúde, o que tem feito desde que deixou o grupo durante a residência em Las Vegas.

Com hits como "Dream On", "I Don't Wanna Miss a Thing", "Walk This Way" e "Crazy", entre outros, o Aerosmith é uma das mais populares bandas de rock dos Estados Unidos. O grupo foi formado em 1970, ganhou quatro prêmios Grammy e tocou no Brasil pela última vez em 2017, incluindo uma apresentação no Rock in Rio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.