Descrição de chapéu Televisão

Cinco vezes em que Palmirinha viralizou, de selinho em Mr. Catra a elogio de Cake Boss

Cozinheira acumula momentos icônicos que incluem ainda receita errada e cortejo a Chris Pratt, de 'Guardiões da Galáxia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morta neste domingo (7) aos 91 anos por complicações de problemas renais crônicos, a cozinheira Palmirinha Onofre era nacionalmente conhecida por seus programas culinários na TV.

Sua estreia nas telas aconteceu em 1993, já aos 62 anos, mas não demorou até que ela ganhasse o público com sua simpatia de vovó, como ela mesma se definia. Ganhou notoriedade ao apresentar o TV Culinária, na Gazeta, emissora em que ficou por 13 anos.

Retrato de Palmirinha, senhora vestida com camisa colorida e mangas bege. Ela leva a mão esquerda sobre o rosto, apoiada ao queixo
Retrato da cozinheira Palmirinha, em sua casa, em 2018 - Keiny Andrade/Folhapress

Confira abaixo cinco momentos em que a Vovó Palmirinha levou à loucura suas amiguinhas e seus amiguinhos, como ela chamava seus telespectadores.

Quando sua receita com sorvete deu errado

Palmirinha divertiu o público em uma das edições de seu programa ao fazer uma receita de sorvete de limão coberto por chocolate endurecido.

Deu a instrução de aquecer a faca no fogão para não quebrar o doce ao cortá-lo, mas não deu muito certo. "Que peninha. Não esquentei direito a faca."

O caso foi relembrado em sua participação no Programa do Jô, em 2010.

Quando chorou ao conhecer o Cake Boss

Em 2015, ela se encontrou com Buddy Valastro, o Cake Boss, na Record, e não disfarçou a emoção de fã. Ainda deu ao confeiteiro um livro e um prato com docinhos.

Depois do encontro, Buddy postou uma foto com a cozinheira em seu Instagram e escreveu: "Hoje recebi a visita da Palmirinha. Que senhora sensacional".

Quando deu um selinho em Mr. Catra

Colegas de elenco no longa "Internet – o Filme", Palmirinha e o funkeiro Mr. Catra, morto em 2018, protagonizaram um momento inusitado: deram um selinho durante o lançamento da produção, que aconteceu em 2017, em São Paulo.

Quando cortejou Chris Pratt

Outro encontro que ganhou o coração de espectadores e internautas foi com o ator Chris Pratt. O americano estava no Brasil para o lançamento de um dos filmes da franquia "Guardiões da Galáxia", em 2018, e recebeu brigadeiros —e elogios— da vovó.

"Pessoalmente, você é muito mais bonitinho. Que pena que sou idosa", disse Palmirinha, que ainda convidou o ator para um almoço.

Quando reencontrou Ana Maria Braga

Em 2019, Palmirinha foi ao programa Mais Você, da Globo, e recebeu uma homenagem de Ana Maria Braga, antiga colega de trabalho.

Foi a apresentadora da Globo quem revelou a vovó ao grande público, em um quadro do programa Note e Anote, da Record, em 1993. A parceria durou cinco anos, e o reencontro rendeu lágrimas e boas risadas.

"Hoje o céu está mais doce com a tua chegada", escreveu Ana Maria em seu Instagram após a morte da amiga.

Palmirinha deixa três filhas, seis netos e seis bisnetos. Seu velório será nesta segunda-feira (8), no Cemitério do Morumby, das 9h às 17h, com abertura para o público entre 11h e 13h. O enterro receberá só amigos e familiares.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.