Descrição de chapéu Televisão greve

De 'Breaking Bad' a 'Heroes', como greve dos roteiristas afetou séries há 15 anos

Anúncio de uma nova paralisação põe Hollywood em estado de alerta, mas cenário caótico de antes não deverá se repetir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O anúncio de que uma nova greve dos roteiristas de Hollywood terá início nesta terça-feira não pegou os estúdios necessariamente de surpresa.

Atores do elenco da série 'Betty, a Feia' fazem piquete em frente à produtora Raleigh, onde o seriado é gravado, em Los Angeles - Reuters

Discutida desde o final do ano passado e aprovada pelo Sindicato dos Roteiristas em abril, a greve deve afetar os estúdios de forma muito menos intensa do que a realizada entre novembro de 2007 e fevereiro de 2008, quando uma onda de demissões tomou conta de Hollywood, gerando uma crise econômica no estado americano da Califórnia.

Com o advento do streaming e a produção de obras exclusivas para o digital, muitos estúdios pretendem cobrir os vácuos dos trabalhos paralisados. Se a Netflix considera ter conteúdo suficiente para absorver o problema, a Warner talvez seja a que mais sofra, uma vez que seu diretor, David Zaslav, congelou as principais produções para o Max, o antigo HBO Max.

Em 2007 e 2008, a greve dos roteiristas paralisou pelo menos dez séries de grande porte e causou uma crise que levou anos para ser devidamente estancada. Lembre abaixo as principais produções afetadas pela paralisação de 15 anos atrás.

Pushing Daisies

Exibida no Brasil pela Warner, a série de Bryan Fuller estreou em 2007 com a previsão de 22 episódios. Elogiada pelo público e pela crítica, abocanhou indicações ao Emmy e levou o de melhor atriz coadjuvante para Kristin Chenoweth.

Mas a greve afetou diretamente a produção, que precisou cortar seu planejamento pela metade e guardar seu desenvolvimento para a segunda temporada. Deu certo e a série continuou elogiada, mas o público não retornou.

Cartaz de divulgação da série 'Pushing Daisies'
Cartaz de divulgação da série 'Pushing Daisies' - Justin Stephens/Divulgação

30 Rock

A hoje clássica série de Tina Fey centrada nos bastidores de um canal de TV também sofreu no desenvolvimento de sua terceira temporada, que precisou adiar episódios especiais, como um feito ao vivo que ficou para a quinta temporada.

A série se envolveu em um inferno criativo, iniciando as gravações de sua terceira temporada apenas quando a greve teve fim, o que impediu que o conteúdo fosse afetado aos olhos do público.

Jennifer Aniston com Tina Fey e Alec Baldwin em participação especial na série '30 Rock'
Jennifer Aniston com Tina Fey e Alec Baldwin em participação especial na série '30 Rock' - Divulgação

Scrubs

A sátira médica da NBC teve impacto em suas últimas temporadas. Com a greve, a produção foi paralisada, mas precisou retomar os trabalhos com roteiros extras, o que prejudicou a audiência e fez com que a emissora cancelasse a produção antes de sua temporada final, em 2008. Dois anos depois, a rede ABC recuperou a série e fez mais duas temporadas.

Atores da série de televisão 'Scrubs', sitcom exibida no Brasil pelo canal pago Sony - Divulgação

Heroes

A série sobre um grupo de pessoas que descobre ter superpoderes e se reúne para salvar o mundo foi aclamada pela crítica e pelo público em sua primeira temporada, exibida em 2006.

Embora já tivesse problemas gerados por sucessivas brigas entre diretores e roteiristas em sua segunda temporada, foi a greve que causou problemas entre sua segunda e terceira temporada, com personagens que não caíram nas graças do público. Isso fez com que a audiência despencasse e a série fosse cancelada em sua quarta temporada.

Hayden Panettier em cena da série 'Heroes', da Universal Pictures
Hayden Panettier em cena da série 'Heroes', da Universal Pictures - Divulgação

Breaking Bad

Embora não tenha sofrido tanto quanto as outras, a produção da AMC teve sua dinâmica repensada após a greve dos roteiristas. Ainda na primeira temporada, os nove episódios da série viraram sete e muitos personagens tiveram seu desenvolvimento alterado.

Seria no final da primeira temporada, por exemplo, que o professor Walter White seria descoberto como o grande chefe do tráfico, desfecho que foi deixado para o futuro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.