Astrud Gilberto é celebrada como voz da bossa nova pela imprensa internacional

Veículos como El País e The Guardian repercutiram morte da cantora, ícone da música brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A morte da cantora Astrud Gilberto aos 83 anos causou comoção e repercute nos principais jornais do exterior.

O jornal The New York Times escreveu que a voz suave e sexy da artista na música "Garota de Ipanema" ajudou a tornar a bossa nova um sucesso nos Estados Unidos na década de 1960.

A cantora Astrud Gilberto em festival de jazz em julho de 1982 - P. STOLK / ANP / AFP

"A cantora teve uma carreira de gravação de quatro décadas, gravando álbuns com músicos famosos como James Last e Gil Evans, bem como trabalhando com George Michael, Chet Baker, entre outros."

O espanhol El País afirma que ela foi uma das principais representantes da bossa nova e uma das responsáveis pela internacionalização do gênero.

O jornal inglês The Guardian escreveu que a interpretação de Astrud de "Garota de Ipanema" se tornou a versão mais conhecida da música. O mesmo disse o jornal britânico The Independent.

"A faixa se tornou um sucesso global, vendendo mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo e impulsionando o perfil da bossa nova internacionalmente", escreveu o veículo.

No obituário da cantora, a BBC inglesa afirmou que Astrud foi uma das maiores estrelas brasileiras durante os anos 1960 e 1970.

"O legado de sua primeira gravação [de "Garota de Ipanema"] continua vivo. Cantores como Frank Sinatra, Madonna, Amy Winehouse e Nat King Cole fizeram suas próprias interpretações da performance de Astrud."

Já o jornal italiano Il Messaggero se referiu à cantora como uma das grandes protagonistas da era de ouro da bossa nova.

Nascida em Salvador, em 29 de março de 1940, Astrud Evangelina Weinert foi casada com João Gilberto entre 1959 e 1964, quando começou a cantar.

Assim como Tom Jobim, ela é uma das artistas presentes em "Getz/Gilberto", álbum que marcou a aproximação da bossa nova com o jazz e também a entrada do gênero brasileiro no mercado americano.

Naquele ano, o álbum "Getz/Gilberto", parceria do músico americano com João Gilberto, ganhou o prêmio de disco do ano, e Astrud foi indicada na categoria de artista revelação —a mesma de Anitta em este ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.