Descrição de chapéu grammy

Por que Anitta só agora concorre no Grammy ao prêmio de artista revelação?

Brasileira já tem mais de dez anos de carreira, mas só neste ano disputa prêmio de novos talentos na premiação americana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há dez anos, Anitta lançou seu primeiro álbum, com o sucesso "Show das Poderosas", que a alçou à fama num primeiro momento. Mas a cantora só agora disputa o prêmio de artista revelação no Grammy, que acontece neste domingo (5), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Isso acontece porque o Grammy é feito pela Academia de Artes e Ciências de Gravação, instituição americana, e tem o costume de reconhecer a música feita nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Apesar de há anos conhecida pelo público brasileiro, Anitta só agora apareceu para os americanos.

Anitta usa look com as cores do Brasil em show de pré-Carnaval
Anitta usa look com as cores do Brasil em show de pré-Carnaval - Divulgação

A indicação da cantora é resultado de um trabalho de divulgação da sua obra no país com a indústria fonográfica mais influente do mundo. Foi um processo que começou com o álbum "Kisses", de 2019, mas se intensificou com "Versions of Me", disco lançado no ano passado e com várias músicas em inglês e com produtores conhecidos do pop americano.

Um dos passos mais importantes para ganhar essa visibilidade foi a música "Envolver", que chegou ao primeiro lugar do ranking global do Spotify e cravou o nome de Anitta no cenário pop internacional. Também no primeiro semestre de 2022, a brasileira cantou num dos palcos principais do famoso festival Coachella, que acontece anualmente na Califórnia.

Antes disso, ela já vinha trilhando uma carreira bem-sucedida nos mercados latinos, com parcerias com gente como Maluma e J Balvin, além de emplacar sucessos cantando em espanhol. Parcerias com nomes como Snoop Dogg, Madonna e Black Eyed Peas também a ajudaram a ser mais conhecida pelos americanos.

Anitta pode se tornar a primeira brasileira a vencer a categoria de artista revelação, uma das quatro mais importantes do Grammy. Antes dela, outros brasileiros já foram indicados, mas nunca saíram vencedores, casos de Astrud Gilberto e Tom Jobim em 1965 e Eumir Deodato em 1974.

Diversos brasileiros já foram indicados e saíram vencedores em categorias setorizadas, de nicho, do Grammy. Este ano, por exemplo, a brasileira Flora Purim disputa a estatueta de melhor álbum latino de jazz, com "If You Will", mas nomes como Eumir Deodato, Sergio Mendes, Tom Jobim, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros, já levaram estatuetas para casa.

Alguns brasileiros chegaram a ganhar alguns dos prêmios mais prestigiados, que engloba todos os gêneros. Em 1965, "The Girl from Ipanema", a versão em inglês de "Garota de Ipanema" —que, inclusive, foi sampleada por Anitta em "Girl from Rio"— rendeu um prêmio de gravação do ano para Astrud Gilberto e o saxofonista americano Stan Getz. Naquele mesmo ano, João Gilberto venceu em álbum do ano, com "Getz/Gilberto".

Anitta disputa o prêmio de artista revelação com nomes considerados mais cotados pela imprensa americana, como Omar Apollo, Latto, Wet Leg e Molly Tuttle, além dos roqueiros italianos do Maneskin —que já fazem sucesso há pelo menos dois anos e inclusive tocaram no último Rock in Rio.

Veja os indicados ao prêmio de revelação do ano de 2022.

Artista revelação

  • Anitta
  • Omar Apollo
  • Domi & Jd Beck
  • Muni Long
  • Samara Joy
  • Latto
  • Maneskin
  • Tobe Nwigwie
  • Molly Tuttle
  • Wet Leg
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.