Ringo Starr descarta papel de inteligência artificial em nova música dos Beatles

Canção à qual ex-baterista da histórica banda britânica se refere foi feita a partir de rascunhos deixados por John Lennon

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ringo Starr, ex-baterista dos Beatles, ecoou o baixista Paul McCartney ao dizer que a música nova do grupo que deve ser lançada este ano não é um projeto impulsionado por inteligência artificial, apesar da tecnologia ter sido usada para unir os quatro integrantes.

Ringo Starr em seu aniversário de 83 anos, em julho de 2023 - Mario Anzuoni/Reuters

A faixa em questão é feita a partir de uma demo deixada por John Lennon, que McCartney, Starr e George Harrison consideraram transformar em uma canção dos Beatles ainda nos anos 1990.

"Não se resume à inteligência artificial", disse Starr à revista americana Variety. "Não estamos fingindo. É a voz do John, a voz e o baixo do Paul, a guitarra do George e minha bateria. Duas coisas novas são o baixo do Paul e minha bateria. Eu trabalhei nisso há poucos meses. E funciona. É uma música linda, apesar da loucura que a cerca. E é nossa última música."

Starr afirmou, ainda, que não sabe ao certo o motivo de reviver a canção agora. "O Paul deve ter tido algum dia parado e me perguntou se eu lembrava da música e se gostaria de trabalhar nela", diz. "É emocionante porque os quatro estão ali e isso nunca mais vai acontecer."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.