Descrição de chapéu Livros

Ailton Krenak decide se candidatar à ABL e é favorito a ser eleito

Autor de 'Ideias para Adiar o Fim do Mundo' deve se tornar a primeira liderança indígena na Academia Brasileira de Letras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O líder indígena Ailton Krenak decidiu se candidatar a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, para a qual deve ser eleito com facilidade.

Ailton Krenak em cena do documentário 'Pisar Suavemente na Terra', de Marcos Colón
Ailton Krenak em cena do documentário 'Pisar Suavemente na Terra', de Marcos Colón - Divulgação

O autor de "Ideias para Adiar o Fim do Mundo", "A Vida Não É Útil" e "Futuro Ancestral" pleiteará a cadeira número 5, aberta pela morte do historiador José Murilo de Carvalho no último domingo.

Caso a eleição se confirme, ele será a primeira liderança indígena a ocupar uma cadeira na academia centenária.

A sessão da saudade, ritual tradicional para se despedir do acadêmico morto e declarar a vaga aberta, aconteceu na tarde desta quinta na sede da ABL. Em seguida, as candidaturas poderiam ser submetidas. A escolha do novo imortal acontece daqui a 45 dias e as inscrições serão recebidas nas próximas duas semanas.

Em mensagem à Folha na tarde da quinta, Krenak reiterou que a despedida oficial de Carvalho ainda não tinha acontecido e que, respeitando os trâmites, esperaria a vaga estar oficialmente aberta. "Decidi apresentar meu nome à ABL amanhã", afirmou.

A Academia de fato recebeu, na manhã da sexta, duas candidaturas à vaga de José Murilo de Carvalho: a de Krenak e a da historiadora carioca Mary del Priore, também prestigiada entre os acadêmicos, mas cuja eleição conta hoje com apoio menor.

Há dois anos, o escritor indígena Daniel Munduruku pleiteou uma vaga na Academia e foi derrotado pelo médico Paulo Niemeyer Filho, eleito em seu lugar para a cadeira deixada pelo crítico literário Alfredo Bosi.

A candidatura de Munduruku foi defendida por abaixo-assinados e encampada por celebridades e movimentos sociais, por seu caráter histórico. Daquela vez, não adiantou.

Agora, a pressão para a eleição de Krenak vem de dentro da Academia, com boa parte dos imortais já entrando em consenso em torno de seu nome.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.