'Transa' só existe por causa dos horrores da ditadura militar, diz Caetano Veloso

Segundo dia do Doce Maravilha teve visita de Marcelo D2 a clássico e celebrou repertórios de Xuxa, Rita Lee e Tim Maia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A nostalgia que batiza uma das canções do "Transa", álbum de Caetano Veloso que o festival Doce Maravilha decidiu celebrar neste domingo (13), no Rio de Janeiro, deu o tom em vários momentos do segundo dia do evento que começou no sábado (12) na Marina da Glória.

No dia que encerra o festival, a chuva fez com que a principal apresentação prevista para o evento —a de Caetano Veloso revisitando seu idolatrado "Transa", que completa cinco décadas— trocasse de horário e fosse transferida para um palco menor, o Farm Mangolab, que é mais protegido da chuva.

Caetano Veloso em show em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

Previsto para as 20h30, começou cerca de 1h e virou o ato de encerramento da noite. Durante o show, o músico afirmou que "Transa" só existe por causa dos horrores da ditadura militar, que o obrigou a se exilar em Londres, onde produziu o disco.

Vestido de vermelho como a capa de "transa", Caetano Veloso abriu o show com "You Don't Know Me", primeira do disco. Em seguida; disse que ia cantar uma feita antes do "Transa", quando estava na prisão e entoou "Irene".

O sentimento nostálgico apareceu da abertura dos palcos, com Michael Sullivan pondo os que chegaram cedo para dançar com hits que compôs para Xuxa e Tim Maia, até o show que precedeu o de Caetano, no qual Marcelo D2 repassou as canções de seu clássico álbum de 2003 "À Procura da Batida Perfeita". Também houve uma homenagem da Orquestra Imperial à Rita Lee e um encontro de Liniker com Péricles.

Sullivan abriu o dia às 15h45 para uma plateia pequena que incluía pessoas que não sabiam quem ele era. "Esse cara tem mais de 600 sucessos", dizia um vendedor de cerveja para seu colega mais jovem.

Não demorou muito para que entendessem quem era ele. O cantor e compositor promoveu um competente baile com sucessos de Tim Maia, alguns compostos por ele com seu parceiro Paulo Massadas, como "Um Dia de Domingo" e "Me Dê Motivo" —canções românticas de apelo direto e certeiro às memórias afetivas da plateia, que cantava junto debaixo de chuva.

A conexão nostálgica continuou quando ele se embrenhou no repertório de Xuxa, de quem foi produtor e compositor por 20 anos. Músicas como o tema do "Xou da Xuxa", "Lua de Cristal" e "He-Man" foram recebidas como o que são: parte do legado cultural formativo do brasileiro, com um papel que talvez mereça ser discutido para além da superfície do debate "promoção do emburrecimento versus viva a nossa rainha".

João Gomes, por motivos completamente outros, toca no mesmo apelo de emoção e envolvimento. Mas não há memória diretamente envolvida. Ele carrega algo em si verdadeiramente representativo de uma vida que é, em grande medida, a do Brasil hoje.

É algo que está na profusão de luzes e formas do telão —corações de todas as cores, estrelas, paisagens, tudo remetendo a uma estética de feira popular pós-led. Está também, em contraste, em seu figurino de uma simplicidade de rua e no ritmo do piseiro que conjuga gêneros populares do interior do Brasil.

Também aparece nos versos que expõem dores do amor com esperteza em vez de peso, uma sabedoria que passa pelo humor. E no carisma doce e sincero do cantor, exposto tanto quando ele recebe um menino da plateia que chamou ao palco, como quando ele canta em "embromation" ("Não sei falar inglês") a parte de Ben Harper em "Boa Sorte (Good Luck) ao lado da convidada Vanessa da Mata.

Em seu tributo a Rita Lee, a Orquestra Imperial promoveu outro baile, que passeou pelo repertório da cantora com o respeito à inventividade alegre dos arranjos originais. Hits como "Corre Corre" e "Chega mais" embalaram a plateia. O cuidado da banda se estendeu aos figurinos, que reproduziam trajes históricos de Rita.

Se no sábado a ventania causou estragos na cenografia e provocou atrasos, no domingo foi a chuva que atrapalhou e praticamente não deu trégua. Quando apertou, adiou o início do show de João Gomes em cerca de 30 minutos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.