Descrição de chapéu
Filmes tecnologia

Filme de 'Gran Turismo' acerta ao investir em sessão da tarde contida

Adaptação conta história real estapafúrdia de forma simples, atento às semelhanças entre os games e as pistas de corrida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paulo Santos Lima

Gran Turismo: De Jogador a Corredor

  • Quando Estreia nesta quinta (23), nos cinemas
  • Classificação 12 anos
  • Elenco Archie Madekwe, David Harbour e Orlando Bloom
  • Produção Estados Unidos, 2023
  • Direção Neill Blomkamp

A Mattel, com seu "Barbie", anunciou que verterá para a tela de cinema algumas dezenas de seus itens credenciados. Em suma, a Mattel será a nova Marvel.

"Gran Turismo: De Jogador a Corredor" também porta, em latência explícita, nomes conhecidos como Playstation e Nissan —idem a tantos outros filmes frutos de expansão dos negócios, como os citados acima, Mario Bros., Lego etc. Mas o jogo é outro. Literalmente.

Gran Turismo: De Corredor a Jogador
Archie Madekwe, Darren Barnet e Pepe Barroso em cena de 'Gran Turismo: De Corredor a Jogador', de Neill Blomkamp - Gordon Timpen/Divulgação

A começar por uma aparência de filme justo, direto, leve e que poderia ser considerado de filme médio. Ele não habita, então, o atual campo de batalha das bilheterias disputado pela Marvel e Mattel.

A distinção é até mais radical. O filme não é uma adaptação do simulador "Gran Turismo" da Playstation para o mundo real do cinema, mas sim uma história real levada à tela.

O britânico Jann Mardenborough foi, em 2011, um dos primeiros gamers a fazer parte do projeto GT Academy, que selecionou jogadores para trocar o joystick pelo volante de um carro de corrida real. Era o caso do jovem aficionado virando piloto profissional.

Diretor de "Distrito 9" e "Elysium", Neill Blomkamp faz aqui um leve drama de superação e reconhecimento que acompanha Mardenborough, encarnado por Archie Madekwe.

A relação entre o pai íntegro, mas preocupado com o futuro do filho obcecado pelo simulador, o primeiro amor, um acidente que gera um trauma moral ao herói do filme, o treinador ostracizado feito por David Harbour pretendendo dar a volta por cima e a competitividade sadia e parceira dos bons moços e a outra, violenta, daquele mais conhecido como o vilão do filme são algumas evidências de como segue a fórmula à risca. O filme é uma típica sessão da tarde.

O extraordinário neste "Gran Turismo: De Jogador a Corredor" estaria justamente na adoção de um viés mais ordinário —comum, à altura da experiência real— para falar sobre algo que o cinema de entretenimento certamente gostaria de estampar de forma mais espetacular e grandiosa na tela.

O filme opta, inclusive, por algo mais detido, enraizado na relação entre a corrida feita no simulador e a outra, na pista. O que não deixa de ser também um potente marketing e uma validação —justa, aliás— da excelência do "Gran Turismo" do Playstation como simulador de corrida, algo bem sintonizado com a moral das grandes produções, quando a experiência da sala de cinema é apenas parte de um todo maior.

Mas isso que chamamos de menor e sutil, o específico, funciona bem nesse jogo que Blomkamp faz entre game e pista, com o jovem Jann levando para a física letal das corridas reais algo que ele aprendeu no virtual. O rapaz repete no asfalto o tracejo que experimentou com sucesso na televisão do seu quarto. O filme, assim, insere vetores do game nas cenas das corridas reais.

A equipe tem falado sobre a baixa utilização de CGI nas filmagens. A aparência não condiz com a declaração. O que não é um problema, quando a adoção dessa tecnologia tomou quase todos os filmes como um tsunami, para o mal ou com mais critérios estéticos, caso dos filmes de James Cameron, por exemplo.

Mas a hibridização entre os itens físicos e os digitais funciona em "Gran Turismo" porque faz sentido pelo tema e pelo uso bem mensurado. Das Tartarugas Ninjas aos heróis das histórias em quadrinhos e a mais conhecida boneca do mundo, é minimamente interessante, e absurdo, que um filme sobre gamers que se tornam pilotos credenciados pela FIA carregue o rótulo de "uma história real".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.