Descrição de chapéu
Filmes

'A Freira 2' começa bem, mas se perde entre sustos muito fáceis

Filme tem a difícil missão de repetir sucesso de seu antecessor, que se tornou um fenômeno de bilheteria antes da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Freira 2

  • Onde Nos cinemas
  • Classificação 16 anos
  • Elenco Taissa Farmiga, Jonas Bloquet e Storm Reid
  • Produção EUA, 2023
  • Direção Michael Chaves

Embora tenha sido execrado pela crítica, o primeiro "A Freira", lançado há cinco anos, conquistou a maior bilheteria da franquia iniciada há uma década com "Invocação do Mal", do diretor James Wan. Já em exibição, "A Freira 2" enfrenta o desafio de retomar o universo profano e, quem sabe, superar o recorde de antes da pandemia.

Cena de 'A Freira 2'
Cena do filme 'A Freira 2' - Bruno Calvo/Divulgação

Dirigido por Michael Chaves, do péssimo "A Maldição da Chorona" e do esquecível "Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio", "A Freira 2" chega aos cinemas brasileiros com cópias em 4DX, ou seja, com poltronas que balançam conforme a ação na tela. Isso já deve indicar aos espectadores que o novo filme não é um terror atmosférico, mas cheio de solavancos.

Com roteiro assinado por Akela Cooper, de "Maligno" e "M3GAN", mais a dupla responsável por "A Autópsia", Ian B. Goldberg e Richard Naing, "A Freira 2" sofre na tentativa de aumentar o escopo, incluindo mais personagens, mais locações e mais sustos baratos —um pecado muito comum em continuações de grandes sucessos.

O original —se é que podemos chamar o quinto título da série de original— se passa quase que inteiramente em uma abadia da Romênia, onde um padre e uma noviça vão investigar o suicídio de uma freira. A locação desolada, que desperta a superstição do vilarejo, lembra o estilo kitsch dos estúdios Hammer, com suas produções góticas encabeçadas por Christopher Lee ou Peter Cushing.

Já "A Freira 2", além de utilizar flashbacks desnecessários, salta de um lugar para o outro, dispersando a tensão. A protagonista vivida por Taissa Farmiga, a milagrosa irmã Irene, passa boa parte do filme em trens ou carros, sempre na rota da ação. Na correria toda, personagens secundários são apresentados com diálogos forçados e descartados pelo caminho.

Interpretada por Storm Reid, da série "The Last of Us", a irmã Debra conta toda a sua história de vida assim que aparece e nada do que ela fala serve a algum propósito mais adiante, fora a informação de que ela não é muito devota —o que, obviamente, irá mudar quando ela se deparar com o demônio Valak, encarnado pela pitoresca Bonnie Aarons.

Em certos momentos, "A Freira 2" dá a impressão de que cenas importantes foram cortadas, a exemplo de uma personagem que é morta logo no início e nunca é descoberta por ninguém. Ou, então, quando o terror dá a entender que as meninas do internato atormentado por Valak foram para as suas casas e, de repente, ressurgem para serem atazanadas.

Um dos raros pontos positivos é a fotografia assinada por Tristan Nyby, que até cria imagens interessantes, ainda que todo o resto não colabore muito. Há cenas escuras, é claro, mas Nyby ilumina o suficiente para distinguirmos uma silhueta sinistra num canto —e são nestes momentos silenciosos, que não servem para sacudir a poltrona, que "A Freira 2" consegue ser assustador.

Toda a sequência de abertura, que acompanha um coroinha e a primeira aparição do demônio, é muito bem dirigida e filmada. Há uma referência ao clássico "A Troca", terror de 1980 com George C. Scott, e uma bela e horripilante imagem de uma sombra gigantesca sobre a fachada de uma igreja. Outro destaque é um mosaico de revistas que forma a figura da freira maldita.

É uma pena que a produção tenha sentido o peso dos US$ 363 milhões, quase R$ 2 bilhões, que seu antecessor abocanhou e que, para atrair uma nova multidão, tenha investido em "jumpscares" e baratinhas de computação gráfica. Numa alusão acidental à Igreja Católica, "A Freira 2" começa bem, mas degringola com o passar do tempo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.