Anitta vence o prêmio VMA de melhor clipe de música latina com 'Funk Rave'

Cantora levou o troféu da MTV americana pelo segundo ano seguido, depois de ganhar por 'Envolver' em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de apresentar um medley de funks, Anitta venceu pelo segundo ano seguido o prêmio de melhor clipe de música latina no VMA, o Video Music Awards. A brasileira ainda cantou com o grupo de k-pop TXT na premiação da MTV dos Estados Unidos acontece na noite desta terça-feira (12) no ginásio Prudential Center, em Newark, Nova Jersey.

Anitta recebendo prêmio durante a cerimônia de 2023 do VMA, da MTV americana
Anitta recebendo prêmio durante a cerimônia de 2023 do VMA, da MTV americana - Brendan Mcdermid/REUTERS

A brasileira ganhou a categoria com o videoclipe de "Funk Rave", batendo nomes como Bad Bunny, Karol G, Rosalía e Shakira. A música faz parte de seu mais recente trabalho, um pacote com três músicas chamado "Funk Generation: A Favela Love Story". O trabalho é dirigido por dois brasileiros, o fotógrafo, cineasta e ex-colunista da Folha João Wainer e Ricardo Souza.

Esta é, portanto, a segunda vez que um artista brasileiro ganha um prêmio no VMA. No ano passado, a própria Anitta ganhou a mesma categoria, na ocasião com o clipe do sucesso global "Envolver".

Em seu discurso de agradecimento, a cantora citou seu novo selo, Republic Records, braço da gravadora Universal, e sua nova empresária, Rebeca León, que trabalhou recentemente com Rosalía. Também agradeceu aos fãs do Brasil e do México e a ela mesma. "Trabalhei muito", disse.

"Mais um funk brasileiro", afirmou Anitta na cerimônia. "Vocês estão ouvindo funk brasileiro e vão ouvir muito mais em todo o mundo. Esse é só o começo. O funk brasileiro está aqui para ficar."

Antes de ganhar o prêmio, Anitta já havia se apresentado —como fez também no ano passado— na cerimônia da MTV americana. Ela surgiu usando uma roupa colorida com referência à bandeira do Brasil.

No palco, além dos dançarinos, foi possível ver engradados de cerveja e, ao fundo, imagens que remetem a uma favela do Rio de Janeiro. Ela cantou um medley com as faixas de "Funk Generation: A Favela Love Story", abrindo com "Used to Be" e passando por "Funk Rave" e "Casi Casi" —todas com referências ao funk.

Em seu baile de favela no palco da MTV, Anitta ainda mostrou o trecho do que deve ser seu novo single, "Grip". O produtor Zebu, do coletivo Brabo Music Team, que trabalha com Anitta, afirmou no Twitter que essa é a música ainda não lançada presente na performance.

A plateia exibida pela transmissão aplaudiu e gritou muito depois da performance da brasileira. Ela foi celebrada por famosos presentes na premiação, caso de Taylor Swift.

Este ano, Anitta também foi a única artista a se apresentar duas vezes no VMA. Ela foi a convidada do grupo de k-pop Tomorrow X Together, o TXT, na performance da música "Back for More", parceria entre a brasileira e os sul-coreanos anunciada semana passada.

Anitta com o grupo de k-pop Tomorrow X Together em performance no VMA, premiação da MTV americana
Anitta com o grupo de k-pop Tomorrow X Together em performance no VMA, premiação da MTV americana - Brendan Mcdermid/REUTERS

A faixa, um pop com batidas de EDM, ou electronic dance music, foi levada pelo quinteto com danças coreografadas até a aparição de Anitta, quando a música ganhou levada de funk. Agora vestindo preto, a brasileira cantou em inglês e em espanhol, e interagiu com o grupo.

"Back for More" tem coprodução do Tropkillaz, duo de música eletrônica que é colaborador frequente de Anitta. A apresentação marcou a estreia da cantora no universo do k-pop.

Também se apresentaram no VMA de 2023 nomes como Cardi B, Megan Thee Stallion, Demi Lovato, Olivia Rodrigo, Shakira e Lil Wayne, entre outros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.