Descrição de chapéu São Paulo

Prefeitura de São Paulo lança plataforma para facilitar contratação de artistas

Secretaria da Cultura diz que ferramenta vai otimizar processos e diminuir demora em pagamentos, motivo de críticas no setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo lançou, nesta terça-feira (2), a plataforma Porta de Entrada para contratar artistas independentes. O objetivo da pasta é agilizar trâmites burocráticos na hora de selecionar profissionais e facilitar o acesso a programas culturais.

Para isso, a plataforma vai reunir todos os editais, cursos e programas de fomento abertos para que o usuário possa escolher aquele pelo qual mais se interessa.

O edifício Sampaio Moreira, sede da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

A ideia é também centralizar na ferramenta todas as comunicações entre os artistas e a gestão municipal. Antes, ela era feita por meio de troca de emails ou em mensagens nas redes sociais.

Segundo Aline Torres, secretária de Cultura, esse método aumentava as chances de erros enquanto mensagens importantes podem se perder. "A gente também vai fazer com que o dinheiro chegue mais rápido na mão dos artistas", diz ela, acrescentando que a demora pode acontecer justamente por problemas de comunicação.

A demora nos pagamentos é uma das principais críticas de parte do setor cultural paulistano.

No mês passado, centenas de trabalhadores da cultura protestaram no centro da capital alegando atrasos de meses no pagamento a artistas contratados pela prefeitura. A manifestação foi organizada pela Frente Única dos Trabalhadores da Cultura.

A nova plataforma, diz Torres, ajudará a resolver esse gargalo. "O Porta de Entrada vem com essa função de otimizar o processo e fazer com que o dinheiro chegue na ponta mais rapidamente." De acordo com a Secretaria de Cultura, a iniciativa custou R$ 500 mil.

Para cadastrar uma proposta cultural na ferramenta, os interessados precisam fazer um cadastro e incluir informações sobre o projeto, como o nome e o valor para realizá-lo.

Uma vez concluída essa etapa, o projeto é avaliado por diferentes instâncias da secretaria, como pelos departamentos jurídico e financeiro.

Todas as etapas da tramitação serão informadas ao artista por meio da plataforma. "A ideia é dar mais transparência ao processo", diz a secretária.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.