Descrição de chapéu Obituário Edgardo Cozarinsky (1939 - 2024)

Morre Edgardo Cozarinsky, cineasta, escritor e ensaísta argentino, aos 85 anos

O autor foi sepultado na Biblioteca Nacional de Buenos Aires e deixou obra de mais de 20 livros e ainda mais filmes e séries

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O escritor e cineasta argentino Edgardo Cozarinsky morreu neste domingo, aos 85 anos. O diretor de filmes como "Ronda Noturna" e "Carta a um Pai" foi sepultado na Biblioteca Nacional de Buenos Aires, na Argentina.

O escritor e cineasta Edgardo Cozarinsky
O escritor e cineasta Edgardo Cozarinsky - cozarinsky_edgardo/Instagram

Cozarinsky é autor de mais de 20 obras, como "En el Último Trago nos Vamos", vencedor de um Prêmio Hispano-Americano de Conto Gabriel García Márquez, e "Cielo Sucio", seu último livro, publicado no ano passado. Além da ficção, é responsável por obras como "Borges Em-e-Sobre Cinema", coletânea de textos que Jorge Luis Borges escreveu para a revista Sur, para a qual os dois, e ainda Silvina Ocampo e Adolfo Bioy Casares, escreveram.

Em 1970, Cozarinsky lançou seu primeiro filme "Puntos Suspensivos", ou reticências, que estreou no Festival de Cannes, na França. Durante a ditadura militar argentina, Cozarinsky foi viver na França, onde se desenvolveu como cineasta. Ao longo de sua vida, ele participou da direção de mais de 20 filmes, séries e documentários.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.