Mostra de Cinema de SP vai exibir 'Anora', vencedor da Palma de Ouro em Cannes

Longa do diretor de 'Projeto Flórida' acompanha garota de programa em Nova York que conhece filho de um oligarca russo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O filme "Anora", de Sean Baker, premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em maio deste ano, será exibido durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre 17 e 30 de outubro.

Cena do filme "Anora", de Sean Baker, que integra a competição oficial do Festival de Cannes de 2024
Cena do filme 'Anora', de Sean Baker, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2024 - Divulgação

Na trama, acompanhamos uma garota de programa americana que conhece o filho de um oligarca russo, que logo a paga para ficar uma semana toda com ele até, enfim, se apaixonar. Eles se casam, mas logo sua família manda notícias da Rússia desaprovando a relação.

A obra é o trabalho mais recente de Baker, que tem no currículo filmes sobre tipos economicamente marginalizados na sociedade americana contemporânea.

Em "Projeto Flórida", equilibrou crueza e ingenuidade ao mostrar a falta de perspectiva de um grupo de crianças que moram num conjunto habitacional às margens dos parques da Disney.

Depois, em "Red Rocket", fez humor com a história de um ex-ator pornô que perde tudo e tem que voltar para a cidadezinha pobre onde morava com a ex-mulher.

Em "Anora", adentra o subterrâneo das boates de Nova York, sem ceder à tentação de objetificar as strippers com sua câmera. Seu objetivo é o contrário, buscar a humanidade que historicamente lhes é negada.

O evento paulistano também exibirá "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, os novos filmes de David Cronenberg e Hong Sang-soo, além de uma homenagem ao diretor indiano, Satyajit Ray.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.