Novo blog sobre história, mostra de Grada Kilomba e mais 5 dicas

Veja as indicações da Ilustríssima para a próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[NOVO BLOG] Flashback

Estreia no domingo (14) em flashback.blogfolha.uol.com.br

O jornalista Fábio Marton, especializado em história e ciência, estreia o blog no site da Folha neste domingo (14). Formado em comunicação na UFPR e ex-editor da revista Aventuras na História, ele pretende usar a plataforma para “compartilhar o prazer de conhecer história”, abordando temas antigos com ressonância na atualidade de forma envolvente, às vezes cômica e excêntrica. “Minha ideia é pegar notícias ou curiosidades que aconteceram no passado para ajudar a explicar temas contemporâneos”, afirma o jornalista. Marton tem intenção de começar o blog discutindo, por exemplo, o anticomunismo da Hollywood da era Reagan (com gancho em polêmica recente da série “Stranger Things”), a história da medicina europeia que recorria ao canibalismo e, no primeiro post, o relato de como os filmes fotográficos foram calibrados de acordo com pessoas brancas, prejudicando os retratos de negros.

[ILUSTRÍSSIMA CONVERSA] Henrique Vieira

Disponível a partir de seg. (15) em folha.com/ilustrissimaconversa

O pastor da Igreja Batista do Caminho é o convidado do podcast desta semana. Ele conversou com o editor da Ilustríssima, Marcos Augusto Gonçalves, sobre seu livro “O Amor como Revolução” (ed. Objetiva), no qual rememora passagens da vida de Cristo, defende uma perspectiva progressista do cristianismo e incentiva a prática da generosidade contra os discursos de ódio.

[EXPOSIÇÃO] Grada Kilomba

Pinacoteca. (11) 3324-1000. De qua. a seg., das 10h às 18h. Até 30/9. R$ 10, grátis aos sábados. 

A artista e escritora, convidada do programa principal da Flip, expõe quatro obras que ocupam quatro salas do museu. Inspirada em Frantz Fanon e engajada em narrativas pós-coloniais, a portuguesa busca restituir, em seus trabalhos, a voz daqueles que foram historicamente silenciados. A autora também participa de encontro gratuito neste domingo (14), no Sesc Pompeia, para falar sobre o livro “Memórias da Plantação” (Cobogó). 

[FOTOGRAFIA] Sebastião Salgado

Sesc Avenida Paulista. (11) 3170-0800. De ter. a sáb., das 10h às 21h30; dom., das 10h às 18h30. De 17/7 a 3/11. Grátis. 

O fotógrafo brasileiro estreia a mostra “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, com mais de 50 imagens daquele que foi o maior garimpo a céu aberto do mundo, na Amazônia, onde o artista passou um mês nos anos 1980. Um livro com o portfólio completo das imagens será lançado pela editora Taschen na abertura no dia 17, às 20h, com presença de Salgado.

[TEATRO] As Comadres

Sesc Consolação. (11) 3234-3000. De qua. a sáb., às 21h; dom., às 18h. Até 28/7. R$ 40.

O espetáculo é uma empreitada brasileira do Théâtre du Soleil, supervisionado por Ariane Mnouchkine, um dos principais nomes do teatro europeu. A brasileira Juliana Carneiro da Cunha, integrante da companhia,  traz a São Paulo a versão musical o texto do dramaturgo Michel Tremblay, de forte cunho feminista que provocou impacto no Canadá dos anos 1960. O enredo é sobre a moradora de um bairro periférico que ganha um milhão de selos premiados e reúne amigas e parentes.

[CINEMA] Shoah

Museu da Imagem e do Som. (11) 2117-4777. Qua. (17 e 24) e qui. (18 e 25), às 19h. Grátis, com retirada de ingressos uma hora antes.

O filme paradigmático de Claude Lanzmann, que reconta o extermínio de judeus nos campos de concentração nazistas recorrendo a entrevistas de sobreviventes, será exibido para marcar um ano da morte do cineasta francês de origem judaica. Com nove horas de duração, a projeção do documentário de 1985 será dividida em quatro dias, em recorte sugerido pelo diretor. 

[PALESTRA] Manuel Castells

Centro Cultural FGV - Rio. (21) 3799-4747. Ter. (16), às 10h. Grátis, com inscrições pelo site fgv.br/eventos

O sociólogo espanhol, um dos principais nomes do estudo da comunicação, será convidado de um seminário que discute o tema com relação à política e às instituições democráticas, com foco no papel das redes sociais. Ele divide painel com o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, com o diretor de Análise de Políticas Públicas da FGV, Marco Aurelio Ruediger, e com a editora da revista piaui Fernanda da Escossia. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.